Alessandro de Souza Reis
Graduado
em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Rondônia Campus Ariquemes (2022). Especialista em gestão ambiental - FASUL
(2023). Pós-graduando em docência no ensino superior - FASUL. Pós-graduando em
Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. Especialidade em andamento em Ensino de
Ciências - UFABC Graduando em
Licenciatura em Pedagogia campus Porto Velho Zona Norte. Técnico subsequente em
administração - IFRO. Email; alessandro.reis2308@gmail.com.
http://lattes.cnpq.br/8802121705087670.
Léia Guedes Luciano
Graduado
em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Rondônia Campus Ariquemes
(2022). Especialista em gestão ambiental
- FASUL (2023). Pós-graduando em docência no ensino superior - FASUL.
Pós-graduando em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. Email:
lucianoguesdes111@gmail.com
RESUMO
O
processo de ensino-aprendizado de ciências e biologia nas escolas ainda é
considerado muito teórico nas escolas, trabalhado de forma superficial, com
aulas expositivas, usos de quadro
e slides em Datashow, baseado na memorização de termos e conceitos de
difícil compreensão. Diante disso, o uso de jogos didáticos é uma excelente
estratégia de ensino, que busca envolver o aluno e tornar as aulas mais
participativas. Sendo assim, o objetivo
do presente estudo foi a construção do jogo didático denominado “Bingo
Genético” para trabalhar o assunto de genética, com os alunos de uma escola
estadual do município de Rio Crespo, a partir da utilização de materiais
simples, tendo em vista a aprendizagem significativa dos estudantes.
Palavras-chave: Ensino-aprendizado. Ciências.
Biologia. Jogos didáticos.
ABSTRACT
The
teaching-learning process of science and biology in schools is still considered
very theoretical in schools, worked superficially, with lectures, use of
blackboards and slides in Datashow, based on memorizing terms and concepts that
are difficult to understand. In view of this, the use of didactic games is an
excellent teaching strategy, which seeks to involve the student and make
classes more participatory. Therefore, the objective of the present study was
the construction of the didactic game called “Genetic Bingo” to work on the
subject of genetics, with the students of a state school in the municipality of
Rio Crespo, from the use of simple materials, in view of students' meaningful
learning.
Keywords: Teaching-learning. Sciences. Biology. Didactic games.