Ana Paula Bueno de Almeida
Estudante do curso de Pedagogia;
Bolsista Senac; apaulaba@gmail.com
Juliana Gimenez Amaral
Professora do Centro Universitário
Senac; juliana.gamaral@sp.senac.br
Maykon Anderson Pires de Novais
Professor do Centro Universitário
Senac; maykon.pnovais@sp.senac.br
RESUMO
Introdução: A
grafomotricidade é o conjunto das funções neurológicas e musculares que
possibilitam os movimentos motores na escrita. O domínio do ato grafomotor é
alcançado quando há maturação e integração das capacidades cognitivas,
percepções visuais e competências motoras. Essa maturação se dá através de um
extenso processo, em que a criança passa de um período mais lento, sem
imposições, para um mais repentino, regular e muito automatizado. Objetivos:
Identificar estudos que indicam práticas que auxiliam o ato grafomotor e como
utilizar esses recursos desde a primeira infância para evitar defasagem na
escrita. Método: A metodologia utilizada foi a Revisão Integrativa, que
proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de
resultados de estudos significativos na prática. Resultado: Foram selecionados
3 (três) estudos na plataforma Google Acadêmico para embasar este artigo.
Conclusão: A revisão analisou a importância de realizar estímulos que visem um
bom desenvolvimento no ato grafomotor de crianças em idade pré-escolar e o
quanto é importante olhar para essas crianças antes que problemas na ordem
grafomotora possam se agravar, nas etapas seguintes ao pré-escolar e anos
iniciais do ensino fundamental.
Palavras-chave: Grafomotricidade. Educação infantil. Estímulos. Família. Escola.