DOI: 10.5281/zenodo.8024110

 

Ana Paula Bueno de Almeida

Estudante do curso de Pedagogia; Bolsista Senac; apaulaba@gmail.com

 

Juliana Gimenez Amaral

Professora do Centro Universitário Senac; juliana.gamaral@sp.senac.br

 

Maykon Anderson Pires de Novais

Professor do Centro Universitário Senac; maykon.pnovais@sp.senac.br

 

RESUMO

Introdução: A grafomotricidade é o conjunto das funções neurológicas e musculares que possibilitam os movimentos motores na escrita. O domínio do ato grafomotor é alcançado quando há maturação e integração das capacidades cognitivas, percepções visuais e competências motoras. Essa maturação se dá através de um extenso processo, em que a criança passa de um período mais lento, sem imposições, para um mais repentino, regular e muito automatizado. Objetivos: Identificar estudos que indicam práticas que auxiliam o ato grafomotor e como utilizar esses recursos desde a primeira infância para evitar defasagem na escrita. Método: A metodologia utilizada foi a Revisão Integrativa, que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. Resultado: Foram selecionados 3 (três) estudos na plataforma Google Acadêmico para embasar este artigo. Conclusão: A revisão analisou a importância de realizar estímulos que visem um bom desenvolvimento no ato grafomotor de crianças em idade pré-escolar e o quanto é importante olhar para essas crianças antes que problemas na ordem grafomotora possam se agravar, nas etapas seguintes ao pré-escolar e anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave: Grafomotricidade. Educação infantil. Estímulos. Família. Escola.