Emerson Pereira Branco
Mestre em Ensino pelo
Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar.
UNESPAR/campus de Paranavaí. Docente da Secretaria de Estado da Educação e do
Esporte do Paraná. E-mail: ems_branco@hotmail.com
Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse
Doutora pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, Universidade
Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em
Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná
(UNESPAR), campus Paranavaí. Pedagoga do município de Nova Esperança. E-mail: coordlilianfavaro@gmail.com.
RESUMO
O
presente estudo aborda a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da
COVID-19 e o advento do ensino remoto com aporte nas Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa
bibliográfica e documental. Objetiva identificar e compreender os desafios
educacionais impostos pela suspensão das aulas presenciais. Visa analisar o
contexto de implantação e desenvolvimento do ensino remoto, o emprego da
tecnologia nas atividades pedagógicas e o posterior retorno presencial dos
alunos. Os resultados apontam que é necessário investir em letramento digital,
uma vez que no ensino remoto evidenciou-se a dificuldade com a utilização de
ferramentas digitais nas práticas pedagógicas, tanto por professores como por
alunos; também foi identificada a necessidade de maiores investimentos em
formação continuada dos educadores e em recursos tecnológicos para as
instituições escolares, que apresentam diferentes realidades, considerando as
dependências administrativas; Além da importância de repensar as práticas
pedagógicas no retorno presencial dos alunos para superação das defasagens de
aprendizagens ocasionadas pela suspensão das aulas presenciais.
Palavras-chave: ensino e aprendizagem; tecnologia; aulas não presenciais.