DOI: 10.5281/zenodo.7905184

 

Emerson Pereira Branco

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. UNESPAR/campus de Paranavaí. Docente da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. E-mail: ems_branco@hotmail.com

 

Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Pedagoga do município de Nova Esperança. E-mail: coordlilianfavaro@gmail.com.

 

RESUMO

O presente estudo aborda a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da COVID-19 e o advento do ensino remoto com aporte nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Objetiva identificar e compreender os desafios educacionais impostos pela suspensão das aulas presenciais. Visa analisar o contexto de implantação e desenvolvimento do ensino remoto, o emprego da tecnologia nas atividades pedagógicas e o posterior retorno presencial dos alunos. Os resultados apontam que é necessário investir em letramento digital, uma vez que no ensino remoto evidenciou-se a dificuldade com a utilização de ferramentas digitais nas práticas pedagógicas, tanto por professores como por alunos; também foi identificada a necessidade de maiores investimentos em formação continuada dos educadores e em recursos tecnológicos para as instituições escolares, que apresentam diferentes realidades, considerando as dependências administrativas; Além da importância de repensar as práticas pedagógicas no retorno presencial dos alunos para superação das defasagens de aprendizagens ocasionadas pela suspensão das aulas presenciais.

Palavras-chave: ensino e aprendizagem; tecnologia; aulas não presenciais.