Gilmar Steigleder Paschoal
professor da Rede público do RS,
Mestre em matemática pelo PROFMAT pela UFSM e Doutorando em Ensino de Ciências
e Matemática, gilmar.paschoal@ufn.edu.br.
Ronaldo da Costa Cunha
Professor do Ensino Básico, Técnico
e Tecnológico da UFRR, Graduação em Física
Especialização e Ensino de Física e
Matemática
Mestre em Em Econômica
Doutorando em Ensino de Ciências e
Matemática, ronaldo.cunha@ufn.edu.br.
Janilse Fernandes Nunes
Professora do Programa de
Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dra. em Educação pela
Universidade Federal de Santa Maria, janilse@ufn.edu.br.
RESUMO
O
Trabalho propõe o ensino de frações em uma aula experimental desenvolvida no
doutorado, na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino
de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria - RS -
utilizando como estratégia a Resolução de Problemas, através do uso das
tecnologias. O objetivo foi sugerir maneiras pelas quais os professores de
matemática possam introduzir a problemática da equivalência de frações,
facilitando as operações de soma e subtração com denominadores diferentes, além
da análise das estratégias de ensino através do uso de tecnologias, estimulando
a capacidade de compreensão e justificando a aplicação da aprendizagem no processo
de ensino na resolução de problemas. Sendo importante o papel do professor como
mediador/orientador no processo de ensino, para a apresentação e discussão das
estratégias utilizadas pelos estudantes. A metodologia utilizada foi a de
Abordagem Baseada na Resolução de Problemas. Partiu-se dos pré-requisitos que
os estudantes tinham conhecimento básicos para adicionar e subtrair frações com
denominadores diferentes. O estudo contém a descrição da aplicação experimental
da proposta realizada no 6ª ano da Educação Básica da rede pública estadual da
cidade de Cachoeira do Sul - RS nos 1º e 2º semestre de 2021, onde apresentamos
algumas considerações do trabalho desenvolvido na pandemia de Covid-19 de forma
híbrida, sendo imprescindível o uso das tecnologias na realização da proposta.
Palavras-chave: Fração Equivalente. Tecnologias. Ensino Híbrido; Aprendizagem; Resolução de Problemas.