DOI: 10.5281/zenodo.7905145

 

Érick André Lima Machado

Aluno de mestrado, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Formação em Licenciatura em Matemática, pela Universidade do Estado do Amazonas. machadoeal@gmail.com.

 

Karem Keyth de Oliveira Marinho

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Professora da Universidade do Estado do Amazonas. kmarinho@uea.edu.br.

 

Edson Pinheiro Wanzeler

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade Federal do Amazonas. wanzelerjr@gmail.com.

 

Elielson Ribeiro de Sales

Doutor em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Professor da Universidade Federal do Pará. esales@ufpa.br.

 

RESUMO

A Leitura, muito mais que um ato, é uma possibilidade de transpassar muitos portais, como o da criticidade e da criatividade; aliada às aulas de Matemática se torna estimulante de reflexão. Dessa forma, o presente trabalho, recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso, busca identificar indícios de interpretação, criticidade e criatividade, através de manifestações escritas de alunos do ensino médio, do município de Tabatinga, por meio de um Clube de Leitura e da narrativa autoral Matemazônia. A pesquisa, que ocorreu de forma remota e se desdobrou em dinâmicas como leitura, socialização de ideias e interpretações, bem como produções escritas, resultou em um compilado de dados, descritos e refletidos em dinâmicas aplicadas, buscando compor um estudo significativo para futuros trabalhos nesta temática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Leitura; Matemazônia.