Érick André Lima Machado
Aluno de mestrado, do
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da
Universidade Federal do Pará. Formação em Licenciatura em Matemática, pela
Universidade do Estado do Amazonas. machadoeal@gmail.com.
Karem Keyth de Oliveira Marinho
Doutora em Educação em
Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemática, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Professora
da Universidade do Estado do Amazonas. kmarinho@uea.edu.br.
Edson Pinheiro Wanzeler
Doutor em Educação em
Ciências e Matemáticas, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e
Matemáticas, da Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade Federal
do Amazonas. wanzelerjr@gmail.com.
Elielson Ribeiro de Sales
Doutor em Educação
Matemática, pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Professor da
Universidade Federal do Pará. esales@ufpa.br.
RESUMO
A
Leitura, muito mais que um ato, é uma possibilidade de transpassar muitos
portais, como o da criticidade e da criatividade; aliada às aulas de Matemática
se torna estimulante de reflexão. Dessa forma, o presente trabalho, recorte de
um Trabalho de Conclusão de Curso, busca identificar indícios de interpretação,
criticidade e criatividade, através de manifestações escritas de alunos do
ensino médio, do município de Tabatinga, por meio de um Clube de Leitura e da
narrativa autoral Matemazônia. A pesquisa, que ocorreu de forma remota e se
desdobrou em dinâmicas como leitura, socialização de ideias e interpretações,
bem como produções escritas, resultou em um compilado de dados, descritos e
refletidos em dinâmicas aplicadas, buscando compor um estudo significativo para
futuros trabalhos nesta temática.
Palavras-chave: Educação Matemática; Leitura; Matemazônia.