Rosimari A. Viveiro Ruy
Doutoranda no PPG em Educação
Escolar da FCL da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara,
Mestra em Educação, Especialista em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade,
Licenciada em Ciências Exatas e Pedagogia, rosimari.ruy@outlook.com.
Francisco Rolfsen Belda
Docente no Departamento de
Comunicação Social da FAAC da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de
Bauru, Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Ciências da Comunicação,
Bacharel em Jornalismo, francisco.belda@unesp.br.
RESUMO
Apresenta-se
aqui um relato construído a partir da experiência de regência na disciplina
Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências para duas turmas do curso
de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e
Letras, Araraquara, no segundo semestre de 2021, no contexto do ensino remoto
emergencial. A disciplina foi integralmente ministrada sob a mediação das
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), dividida entre
momentos síncronos e assíncronos e incrementada com variados recursos digitais
online. O foco dessa experiência, entretanto, situou-se na busca de uma
abordagem didático-metodológica que amenizasse ao menos em parte os impactos
negativos do ensino remoto emergencial em um contexto de estudantes que estavam
habituados ao ensino presencial. Assim, a humanização das relações e dos
espaços virtuais de aprendizagem tornou-se o ponto focal dessa experiência.
Neste texto, apresenta-se aspectos dos ambientes virtuais e recursos digitais
usados e da abordagem didático-metodológica adotada nessa experiência, bem como
o feedback de estudantes e da docente que a vivenciaram.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial. TDIC. Humanização.