DOI: 10.5281/zenodo.7905168

 

Rosimari A. Viveiro Ruy

Doutoranda no PPG em Educação Escolar da FCL da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, Mestra em Educação, Especialista em Educação: Ciência, Tecnologia e Sociedade, Licenciada em Ciências Exatas e Pedagogia, rosimari.ruy@outlook.com.

 

Francisco Rolfsen Belda

Docente no Departamento de Comunicação Social da FAAC da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru, Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Ciências da Comunicação, Bacharel em Jornalismo, francisco.belda@unesp.br.

 

RESUMO

Apresenta-se aqui um relato construído a partir da experiência de regência na disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências para duas turmas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, no segundo semestre de 2021, no contexto do ensino remoto emergencial. A disciplina foi integralmente ministrada sob a mediação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), dividida entre momentos síncronos e assíncronos e incrementada com variados recursos digitais online. O foco dessa experiência, entretanto, situou-se na busca de uma abordagem didático-metodológica que amenizasse ao menos em parte os impactos negativos do ensino remoto emergencial em um contexto de estudantes que estavam habituados ao ensino presencial. Assim, a humanização das relações e dos espaços virtuais de aprendizagem tornou-se o ponto focal dessa experiência. Neste texto, apresenta-se aspectos dos ambientes virtuais e recursos digitais usados e da abordagem didático-metodológica adotada nessa experiência, bem como o feedback de estudantes e da docente que a vivenciaram.

Palavras-chave: Ensino remoto emergencial. TDIC. Humanização.