Karem Keyth de Oliveira Marinho
Doutora em Educação em Ciências e
Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemática, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Professora
da Universidade do Estado do Amazonas. kmarinho@uea.edu.br.
Érick André Lima Machado
Aluno de mestrado, do Programa de
Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do
Pará. Formação em Licenciatura em Matemática, pela Universidade do Estado do
Amazonas. machadoeal@gmail.com.
Edson Pinheiro Wanzeler
Doutor em Educação em Ciências e
Matemáticas, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemáticas, da
Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade Federal do Amazonas.
wanzelerjr@gmail.com.
Elielson Ribeiro de Sales
Doutor em Educação Matemática, pela
Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Professor da Universidade
Federal do Pará. esales@ufpa.br.
RESUMO
A
atividade experimental no processo de ensino e aprendizagem de Matemática é
mais uma das opções metodológicas adotadas por docentes e pesquisadores que
visam alternativas para dinamizar e contribuir no/para o aprendizado dos
estudantes. Considerando tal relevância para a área de Educação Matemática,
propõe-se no presente trabalho identificar as bases teóricas e metodológicas
que norteiam as atividades experimentais que ocorrem no processo de ensino e
aprendizagem de Matemática. Assim realizou-se um Estudo da Arte com teses e
dissertações brasileiras no período de 2008 a 2018. Apesar de poucos trabalhos
encontrados, após análise dos mesmos, identificou-se o Design Experiment
como possível tendência quanto aos referenciais teórico-metodológicos e os softwares
matemáticos como principais aliados nas atividades experimentais. Espera-se que
o trabalho contribua para a área da Educação Matemática considerando a
relevância da temática para o aprendizado dos estudantes, como também subsidie
outras pesquisas científicas que optem pelo uso de atividades experimentais no
processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Atividades experimentais; Ensino de Matemática; Aprendizagem Matemática.