Me. Arcângela Auxiliadora Guedes de Sena
Jornalista e Publicidade
e Propaganda pela Universidade Federal do Pará, arcangela.sena@gmail.com
Jorge Nascimento Neto
Graduando
em Comunicação Social - Publicidade
e Propaganda pela Faculdade Estácio do Pará,
jojineru@gmail.com
Kaio Vinícius Rodrigues Andrade
Graduado em Comunicação Social - Publicidade e
Propaganda pela Faculdade
Estácio do Pará, kaiov@icloud.com
RESUMO
O
entretenimento está se tornando cada vez mais vasto e de fácil acesso devido a
popularização das mídias sociais, com isso a televisão precisou se adaptar às
novas fases para se manter presente no dia a dia da população, dando início ao
que chamamos de “Social TV”, fenômeno que permite assistir
televisão usando as redes sociais como extensão para interagir, fazer
comentários a respeito do que assistem em tempo real, de forma sincronizada ao
conteúdo televisivo, ampliando a experiência do público consumidor.
Pensando nisso, o presente artigo tem como objetivo compreender como o Social TV reforça os laços entre os
telespectadores e a televisão. A partir de uma revisão literária pertinente à
pesquisa em questão, junto a análise das interações digitais feitas pela
rede social Twitter do programa “Sons
do Pará - Divas”, exibido nos dias 04 e 11 de dezembro de 2021 na TV Liberal -
Afiliada Rede Globo, em Belém do Pará, levanta-se a hipótese de que o programa
precisou convergir para o meio digital, conquistando um novo espaço e
enfrentando o desafio do ambiente virtual, para
conquistar audiência real, por meio do fenômeno que aproxima a sua programação
com quem assiste.
Palavras-chave: Televisão. Social TV. Convergência. Audiência. Sons do Pará Divas.