DOI: 10.5281/zenodo.7905178

 

Me. Arcângela Auxiliadora Guedes de Sena

     Jornalista e Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará, arcangela.sena@gmail.com

 

Jorge Nascimento Neto

Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio do Pará, jojineru@gmail.com

 

Kaio Vinícius Rodrigues Andrade

 Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio do Pará, kaiov@icloud.com

 

RESUMO

O entretenimento está se tornando cada vez mais vasto e de fácil acesso devido a popularização das mídias sociais, com isso a televisão precisou se adaptar às novas fases para se manter presente no dia a dia da população, dando início ao que chamamos de “Social TV”, fenômeno que permite assistir televisão usando as redes sociais como extensão para interagir, fazer comentários a respeito do que assistem em tempo real, de forma sincronizada ao conteúdo televisivo, ampliando a experiência do público consumidor. Pensando nisso, o presente artigo tem como objetivo compreender como o Social TV reforça os laços entre os telespectadores e a televisão. A partir de uma revisão literária pertinente à pesquisa em questão, junto a análise  das interações digitais feitas pela rede social Twitter do programa “Sons do Pará - Divas”, exibido nos dias 04 e 11 de dezembro de 2021 na TV Liberal - Afiliada Rede Globo, em Belém do Pará, levanta-se a hipótese de que o programa precisou convergir para o meio digital, conquistando um novo espaço e enfrentando o desafio do ambiente virtual, para conquistar audiência real, por meio do fenômeno que aproxima a sua programação com quem assiste.

Palavras-chave: Televisão. Social TV. Convergência. Audiência. Sons do Pará Divas.