Leidiane
Lima de Souza
Graduanda em Ciências
Biológicas pelo Instituto Federal de Ensino campus Ariquemes-Rondônia. Email: jlpleidibiologia@gmail.com.
Orientadora:
Ady Correa da Costa Oliveira
Graduada em Ciências Biológicas
pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Mestre em Ciências Ambientais
(com ênfase em Gestão e Educação Ambiental) pela Universidade do Estado de Mato
Grosso (2009). Experiências em estudos na área de Genética humana, inventário
de fauna - mamíferos, histologia, biologia celular, botânica e morfologia
vegetal de espécies florestais - germinação, substrato, temperatura e
biometria, com ênfase em Ecologia. Professora efetiva do IFRO - Campus
Ariquemes. Email: ady.oliveira@ifro.edubr.
http://lattes.cnpq.br/0969404204363666.
Coorientadora:
Maria Antonia Ramos Costa
Graduada em Pedagogia pelas
Faculdades Integradas de Ariquemes- 2009. Pós-graduada em Gestão Integrada pela
Fasa- 2009. Mestrado em Educação - Universidade Aberta do Brasil - UAB-
Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Ensino -
IFRO Campus Avançado- São Miguel do Guaporé-Rondônia. Pós-graduanda em Docência
na Educação Básica pelo Instituto Federal de Ensino - IFRO Campus - Zona Norte
Porto Velho. Pós-graduanda em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de
Minas Gerais. Pós-graduanda em ABA-Análise Aplicada ao Comportamento do
Autismo-Facimig-2023. Atuou como docente do Instituto Federal de Ensino - IFRO
- Campus Ariquemes- Rondônia, no Curso de Ciências Biológicas, com ênfase nas
disciplinas pedagógicas. Cursando segunda licenciatura em História pela
Unicesumar- Ariquemes- Rondônia. Email: maria.antonia@ifro.edu.br.http://lattes.cnpq.br/2148215873821260. https://orcid.org/0000-0002-7474- 835.
RESUMO
O uso de metodologias
alternativas é uma estratégia que visa contribuir para o processo de ensino e
aprendizagem dos alunos. Tendo em vista a necessidade de os alunos autista
buscar alternativas didáticas que possibilite a inclusão desses alunos nas
aulas de Ciências torna-se de suma importância. Sabendo dessa necessidade de
criar estratégias que possibilite a inclusão dos alunos autistas no decorrer das
aulas de Ciências, o presente trabalho visa considerar a aplicação de metodologias alternativas do ensino de Ciências
para alunos autistas
dos anos iniciais do Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de
publicações acerca da aplicação de metodologias alternativas para o ensino de
Ciências para alunos autistas do ensino fundamental no Brasil. Foram realizadas
pesquisas nos bancos de dados dos Periódicos CAPES e do Google acadêmico. Por
meio da pesquisa encontraram-se muitos trabalhos que descrevem a necessidade de
o uso de metodologias alternativas para ensinar os conteúdos de Ciências para
os alunos autistas, descrito a importância do método da Sala de Aula Invertida
– SAI, onde ficou explícito que a utilização do método nas aulas de Ciências
contribui para o aprendizado dos alunos autistas, possibilitando-os a
participar ativamente das aulas.
Palavras-chaves: Ensino. Aprendizagem. Sala de Aula Invertida.