DOI: 10.5281/zenodo.7803799

 

Daiana dos Santos Silva Menendez

Licenciada e Bacharel em Filosofia e Engenheira Civil pela UCSal. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. E-mail: daianasmenendez@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo trata de conceitos sobre a educação da pensadora Hannah Arendt que se fizeram presentes no percurso de um estudo monográfico no campo da filosofia em 2007.2. A pesquisa encontrou um vasto material filosófico da autora e dos muitos estudos específicos sobre a importância desta filósofa do Século XX para o pensamento filosófico e para a educação. O presente texto foi apresentado em 2007 na Semana de Mobilização Cientifica –SEMOC na edição intitulada Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Católica do Salvador-UCSal. Posteriormente foi publicado no repositório institucional da universidade pertencente ao evento da SEMOC. Nossa opção metodológica é de cunho bibliográfico e foi desenvolvido com base no método hermenêutico. Este trabalho abordar o despertar da autora para a educação, bem como seu conceito de educação de modo geral e, nesse contexto, a questão da criança, enquanto ser que nasce e se desenvolve. Por fim, a relação entre a filosofa e a educação. Quais os pontos em comum entre o pensamento de Arendt e a educação hoje.

Palavras-chave: Criança. Educação. Conceito de educação. Crise na educação.