Daiana dos
Santos Silva Menendez
Licenciada e Bacharel em Filosofia e
Engenheira Civil pela UCSal. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal
da Bahia-UFBA. E-mail: daianasmenendez@gmail.com
RESUMO
Este artigo trata de conceitos sobre a
educação da pensadora Hannah Arendt que se fizeram presentes no percurso de um
estudo monográfico no campo da filosofia em 2007.2. A pesquisa encontrou um
vasto material filosófico da autora e dos muitos estudos específicos sobre a
importância desta filósofa do Século XX para o pensamento filosófico e para a
educação. O presente texto foi apresentado em 2007 na Semana de Mobilização
Cientifica –SEMOC na edição intitulada Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sustentável da Universidade Católica do Salvador-UCSal. Posteriormente foi
publicado no repositório institucional da universidade pertencente ao evento da
SEMOC. Nossa opção metodológica é de cunho bibliográfico e foi desenvolvido com
base no método hermenêutico. Este trabalho abordar o despertar da autora para a
educação, bem como seu conceito de educação de modo geral e, nesse contexto, a
questão da criança, enquanto ser que nasce e se desenvolve. Por fim, a relação
entre a filosofa e a educação. Quais os pontos em comum entre o pensamento de
Arendt e a educação hoje.
Palavras-chave: Criança. Educação. Conceito de educação. Crise na educação.