Bruno
Henrique Castro de Sousa
Estudante do Curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – IFES; E-mail:
bhenrique.sousa@gmail.com,
Dra.
Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto Oliveira
Docente/pesquisadora do
Programa de Pós-Graduação Stricto
Sensu em Letras – PROFLETRAS – IFES; E-mail: maria.poleto@ifes.edu.br
RESUMO
A
pesquisa objetiva discutir e identificar as potencialidades do Instagram no ensino de gramática no
fundamental II. O Instagram
é uma rede social de compartilhamento, constituindo, na contemporaneidade
uma das principais ferramentas de comunicação e relacionamento virtual
quanto à visibilidade, alcance e compartilhamento do gênero post. O objetivo maior é analisar as diferentes formas de manifestação da norma
padrão da língua portuguesa. Assim haverá diálogo e interação entre os
usuários, em especial alunos seguidores do perfil @brunosousacoms e seu
interesse pela gramática normativa, apresentada fora do livro didático. Haverá a ampliação de competências que incluam as
literacias do dialogismo, envolvendo divulgação e interação através de linguagem
verbal e em outras semioses não verbais, como forma de potencializar o
interesse de estudantes pela norma culta. Desse processo, será produzido
um aplicativo de Língua Portuguesa gratuito, com postagens organizadas. As
reflexões serão baseadas em Bakhtin (2005), sobre o
enunciado não ser apenas para o seu objeto, mas também para os discursos do
outro sobre ele; Fiorin (2020), para tratar do
dialogismo e a relação existente entre um discurso e o outro; Possenti
(1996), suas discussões a respeito do ensino da
língua padrão na escola; Marchuschi
(2008), sobre suporte textual.
Palavras-chave: ensino da gramática; dialogismo; instagram