DOI: 10.5281/zenodo.7700034

 

Wellyson Junior Sousa Ferreira

  Graduando, Licenciatura em Matemática, wellyson.junior@mail.uft.edu.br

 

Pedro Henrique Rodrigues de Matos

  Graduando, Licenciatura em Matemática, rodrigues.matos@mail.uft.edu.br

 

Kalyta Gabriela Coelho Sousa

  Graduando, Licenciatura em Matemática, kalyta.gabriela@mail.uft.edu.br

 

Marcos Danilo Moura Barbosa Campos

  Graduando, Licenciatura em Matemática, danilo.moura@mail.uft.edu.br

 

Jaziel Ferreira de Sousa

  Graduado, Licenciatura em Matemática, jaziel.ferreira@mail.uft.edu.br

 

Douglas Da Silva Fonseca

  Professor, Doutor em Matemática, douglasfonseca@mail.uft.edu.br

 

Resumo: Baseado nas concepções de experiência de Larrosa Bondía (2002), este trabalho tem por objetivo relatar as expectativas sobre o início da jornada acadêmica dos autores, desde 2018-2019/atual na Universidade Federal do Tocantins (UFT), e sobre a entrada e participação de palestras pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em 2020. Após o ingresso na formação inicial como futuros docentes da área da Matemática, os agentes deste trabalho descrevem algumas palestras de formação de professores que ocorreram dentro do PIBID, transmitidas na plataforma YouTube e voltadas às Tendências em Educação Matemática (TEM), tais como; pesquisa em sala de aula (educação Matemática crítica) e modelagem Matemática, ministradas por professores convidados. Após as palestras, foram iniciadas leituras de livros da coleção TEM, da editora Autêntica para um maior aprofundamento das discussões. Munidos com o vasto material já dito, o projeto seguiu com a escrita de artigos gerando discussões sobre o método de ensino atual e uma possível renovação do mesmo.

Palavras-chave: Tendências em Educação Matemática. Palestras de formação. Licenciatura. Jornada Acadêmica.