Wellyson
Junior Sousa Ferreira
Graduando, Licenciatura em Matemática, wellyson.junior@mail.uft.edu.br
Pedro
Henrique Rodrigues de Matos
Graduando, Licenciatura em Matemática, rodrigues.matos@mail.uft.edu.br
Kalyta
Gabriela Coelho Sousa
Graduando, Licenciatura em Matemática, kalyta.gabriela@mail.uft.edu.br
Marcos
Danilo Moura Barbosa Campos
Graduando, Licenciatura em Matemática, danilo.moura@mail.uft.edu.br
Jaziel
Ferreira de Sousa
Graduado, Licenciatura em Matemática, jaziel.ferreira@mail.uft.edu.br
Douglas Da
Silva Fonseca
Professor, Doutor em Matemática, douglasfonseca@mail.uft.edu.br
Resumo: Baseado nas concepções de experiência de
Larrosa Bondía (2002), este trabalho tem por objetivo relatar as expectativas
sobre o início da jornada acadêmica dos autores, desde 2018-2019/atual na
Universidade Federal do Tocantins (UFT), e sobre a entrada e participação de
palestras pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
em 2020. Após o ingresso na formação inicial como futuros docentes da área da
Matemática, os agentes deste trabalho descrevem algumas palestras de formação
de professores que ocorreram dentro do PIBID, transmitidas na plataforma
YouTube e voltadas às Tendências em Educação Matemática (TEM), tais como;
pesquisa em sala de aula (educação Matemática crítica) e modelagem Matemática,
ministradas por professores convidados. Após as palestras, foram iniciadas
leituras de livros da coleção TEM, da editora Autêntica para um maior
aprofundamento das discussões. Munidos com o vasto material já dito, o projeto
seguiu com a escrita de artigos gerando discussões sobre o método de ensino
atual e uma possível renovação do mesmo.
Palavras-chave: Tendências em Educação Matemática. Palestras de formação. Licenciatura. Jornada Acadêmica.