DOI: 10.5281/zenodo.7699994

 

Edilaine Jesus da Rocha

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA, Especialista em Educação, Educação a Distância e Docência para Educação Profissional pelo SENAC e em Banco de Dados pelo instituto AVM-Faculdades Integradas. Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e certificação em Green IT. Tem experiência como analista pedagógica, administradora de ambientes virtuais de aprendizagem, docência de cursos técnico presenciais e a distância na área da Educação e Tecnologia. É fundadora da SH Soluções Educacionais que

exerce as atividades de perícia na área da educação, design educacional e produção de conteúdo acadêmicos. Atua como pedagoga em uma escola de tecnologia, em que é responsável pelo atendimento aos docentes e discentes e formação de professores no que se refere aos conhecimentos educacionais. Segue a sua pesquisa relacionada ao ensino da área de TI, formação de professores, metodologias ativas e inovação.

 

Resumo: Este estudo apresenta um relato de experiência realizada mediante a aplicação de um Sequência Didática (SD), desenvolvida pelo Design Instrucional (DI), para alunos do curso técnico em informática. A aplicação do experimento aconteceu de forma remota em função da Pandemia do COVID-19. Optou-se por uma abordagem adaptativa, pois dessa forma cada aluno será responsável pelo seu caminho, o que poderá originar multicaminhos de aprendizagem. Dessa forma o aluno se torna protagonista do seu processo de aprendizagem.  A SD foi desenvolvida com base no Google Formulário, que permitiu a organização dos conteúdos em uma SD adaptativa, ou seja, os conteúdos são apresentados conforme a interação do aluno com o material. Foi elaborada em três etapas, cada uma relacionada a um tema relacionado os conhecimentos em Banco de Dados: teoria dos conjuntos, álgebra relacional e linguagem Structured Query Language (SQL). Por meio das respostas obtidas em uma atividade que questionou sobre a relação entre imagens relacionadas a cada uma das etapas da SD, ficou evidente as que relações construídas pelos alunos entre os conteúdos matemáticos representados pelos conjuntos e pelos conteúdos de Banco de Dados. Acredita-se que é possível, mediante a SD, possibilitar a revisão, ampliação e aplicação dos conceitos relacionados à Teoria dos Conjuntos relacionada ao Banco de Dados Relacionais.

Palavras-chave: Sequência Didática Adaptativa. Teoria dos Conjuntos. Técnico em Informática. Banco de Dados Relacionais.