DOI: 10.5281/zenodo.7699996

 

Helves Belmiro da Silveira

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Mestre em Matemática pelo programa PROFMAT – UFT

Professor Assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -UNIFESSPA

 

Jairomar de Araújo Sobrinho

Mestrando pelo programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Especialista em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA – Conceição do Araguaia – PA, Professor efetivo na Secretaria de Educação de Couto Magalhães – TO e Docente na Escola Municipal Cordulina Costa Rêgo.

 

Resumo: Esta análise mostra o uso da calculadora de smartphone como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de números decimais, com a intenção de investigar como o uso da tecnologia pode ser associado ao ensino de Matemática utilizando o recurso da calculadora dos aparelhos de smartphone para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fazendo o uso e reflexões sobre o uso da calculadora em sala de aula além de vincular seu manuseio tanto na área educacional, quanto na área tecnológica, com auxilio nos cálculos mentais e raciocínio lógico, na ocasião foram investigados artigos científicos livros e outros manuscritos para uma abordagem teórica. O objetivo desse estudo é discutir as possibilidades de utilização da calculadora de smartphone como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem dos cálculos decimais e descrever a importância do uso da tecnologia em sala de aula, visando contribuir com o desenvolvimento cognitivo do educando e seu crescimento intelectual. Como resultados concluímos que o uso dessa ferramenta deve ser utilizada nas aulas de matemática no intuito de transmitir a compreensão dos conceitos matemáticos de maneira mais sucinta e ao mesmo tempo prática, sendo um recurso motivador que desenvolve papel de romper barreiras no aprendizado da disciplina, criando diversas estratégias que leva o aluno a valorizar o uso dos meios tecnológicos que são mais acessíveis na geração atual, como também um método de verificar resultados de forma rápida e eficiente.

Palavras-chave: Números Decimais. Calculadora de Smartphone. Ensino e aprendizagem.