Helves
Belmiro da Silveira
Doutorando pelo Programa de
Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
Mestre em Matemática pelo programa
PROFMAT – UFT
Professor Assistente da Universidade
Federal do Sul e Sudeste do Pará -UNIFESSPA
Jairomar
de Araújo Sobrinho
Mestrando pelo programa de
Pós-graduação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional -
PROFMAT, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Especialista em Docência
para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA – Conceição do
Araguaia – PA, Professor efetivo na Secretaria de Educação de Couto Magalhães –
TO e Docente na Escola Municipal Cordulina Costa Rêgo.
Resumo: Esta análise mostra o
uso da calculadora de smartphone como ferramenta facilitadora do processo de
ensino e aprendizagem de números decimais, com a intenção de investigar como o
uso da tecnologia pode ser associado ao ensino de Matemática utilizando o
recurso da calculadora dos aparelhos de smartphone para o desenvolvimento da
aprendizagem do aluno. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica
de abordagem qualitativa, fazendo o uso e reflexões sobre o uso da calculadora
em sala de aula além de vincular seu manuseio tanto na área educacional,
quanto na área tecnológica, com auxilio nos cálculos mentais e raciocínio
lógico, na ocasião foram investigados artigos científicos livros e outros
manuscritos para uma abordagem teórica. O objetivo
desse estudo é discutir as possibilidades de utilização da calculadora de
smartphone como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem dos
cálculos decimais e descrever a importância do uso da tecnologia em sala de
aula, visando contribuir com o desenvolvimento cognitivo do educando e seu
crescimento intelectual. Como resultados concluímos que o uso dessa
ferramenta deve ser utilizada nas aulas de matemática no intuito de transmitir
a compreensão dos conceitos matemáticos de maneira mais sucinta e ao mesmo
tempo prática, sendo um recurso motivador que desenvolve papel de romper
barreiras no aprendizado da disciplina, criando diversas estratégias que leva o
aluno a valorizar o uso dos meios tecnológicos que são mais acessíveis na
geração atual, como também um método de verificar resultados de forma rápida e
eficiente.
Palavras-chave: Números Decimais. Calculadora de Smartphone. Ensino e aprendizagem.