DOI: 10.5281/zenodo.7699988

 

Marina Fonseca Ramos

Professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Roraima; Mestranda no Mestrado Profissional no Ensino de Ciências (PPGEC/UERR); E-mail: marina.ramosbv@gmail.com;

 

Fairuz Cunha Daoud

Supervisora Pedagógica no SESI-RR; Mestranda no Mestrado Profissional no Ensino de Ciências (PPGEC/UERR); E-mail: fairuzcunhadaoud@gmail.com

 

Héctor José García Mendoza

Professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Doutorado em Educação do Programa Desenvolvimento Curricular, Organizativo e Profissionalização Docente: Perspectivas Didáticas na Universidade de Jaén (UJAEN), Espanha; hector.mendoza@live.com

 

Resumo: A avaliação da aprendizagem é um elemento indispensável para direcionar o processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem de novos conhecimentos pelos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo, é apresentar a análise dos resultados da avaliação diagnóstica no ensino da matemática com a Atividades de Situações Problemas Discentes (ASPD), envolvendo o conteúdo com frações, para verificar o nível de aprendizagem dos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, após o período das aulas remotas acometidas pela Pandemia do Covid-19. Os procedimentos da avaliação diagnóstica estão baseados nos fundamentos teóricos da Formação das Etapas das Ações Mentais e de Conceitos de Galperin, a teoria da Atividade de Leontiev e o Ensino Problematizador de Majmutov, sustentadas pelos pressupostos filosóficos e psicológicos da teoria Histórico Cultural, na zona de desenvolvimento proximal, de Vygotsky. O instrumento utilizado para coleta dos dados, foi uma prova de lápis e papel, analisadas com métodos quantitativos à qualitativos, considerando os critérios das categorias e variáveis dos elementos essenciais das operações de controle do Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA), nas quatro ações invariantes da ASPD: 1ª ação – formular o problema discente; 2ª ação – construir o núcleo conceitual; 3ª ação – solucionar o problema discente; 4ª ação – analisar a solução do problema. O resultado da avaliação da aprendizagem apresenta informações importantes e necessárias para o planejamento da sequencia didática de acordo com o nível de partida dos alunos.

Palavras-chave: Avaliação diagnóstica; Aprendizagem; Atividade de Situação Problema Discente; Frações; Formação das etapas mentais.