Marina
Fonseca Ramos
Professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino de
Roraima; Mestranda no Mestrado Profissional no Ensino de Ciências (PPGEC/UERR);
E-mail: marina.ramosbv@gmail.com;
Fairuz
Cunha Daoud
Supervisora Pedagógica no SESI-RR; Mestranda no
Mestrado Profissional no Ensino de Ciências (PPGEC/UERR); E-mail:
fairuzcunhadaoud@gmail.com
Héctor
José García Mendoza
Professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR);
Doutorado em Educação do Programa Desenvolvimento
Curricular, Organizativo e Profissionalização Docente: Perspectivas Didáticas
na Universidade de Jaén (UJAEN), Espanha; hector.mendoza@live.com
Resumo: A
avaliação da aprendizagem é um elemento indispensável para direcionar o
processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem de novos conhecimentos pelos
alunos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo, é apresentar a análise dos resultados
da avaliação diagnóstica no ensino da matemática com a Atividades de Situações
Problemas Discentes (ASPD), envolvendo o conteúdo com frações, para verificar o
nível de aprendizagem dos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, após o
período das aulas remotas acometidas pela Pandemia do Covid-19. Os
procedimentos da avaliação diagnóstica estão baseados nos fundamentos teóricos
da Formação das Etapas das Ações Mentais e de Conceitos de Galperin, a teoria
da Atividade de Leontiev e o Ensino Problematizador de Majmutov, sustentadas
pelos pressupostos filosóficos e psicológicos da teoria Histórico Cultural, na
zona de desenvolvimento proximal, de Vygotsky. O instrumento utilizado para
coleta dos dados, foi uma prova de lápis e papel, analisadas com métodos
quantitativos à qualitativos, considerando os critérios das categorias e
variáveis dos elementos essenciais das operações de controle do Esquema da Base
Orientadora Completa da Ação (EBOCA), nas quatro ações invariantes da ASPD: 1ª
ação – formular o problema discente; 2ª ação – construir o núcleo conceitual;
3ª ação – solucionar o problema discente; 4ª ação – analisar a solução do
problema. O resultado da avaliação da aprendizagem apresenta informações
importantes e necessárias para o planejamento da sequencia didática de acordo
com o nível de partida dos alunos.
Palavras-chave: Avaliação diagnóstica; Aprendizagem; Atividade de Situação Problema Discente; Frações; Formação das etapas mentais.