Eduardo
Nunes Jacondino
Professor do Programa de Pós-Graduação da UNIOESTE,
campus de Francisco Beltrão. Email: eduardojacondino@hotmail.com
Rodrigo
Luis Mingori
Acadêmico do Programa de Pós-Graduação da UNIOESTE,
campus de Francisco Beltrão, Email: rodrigomingori@hotmail.com
Resumo: O
presente estudo faz parte do estudo para dissertação de mestrado na área da
educação que analisa a militarização na educação com foco no programa de
Escolas Cìvico-Militares lançado no Brasil a partir de 2019 uma nova política
pública para a educação vem sendo posta em prática em escala nacional. O
projeto nacional das escolas cívico militares teve seu lançamento no final de
2019 na esfera federal, apesar de sua estruturação ter iniciado logo em janeiro
do referido ano, e no estado do Paraná, ainda em 2020 um projeto estadual
promoveu a ampliação do programa utilizando praticamente a mesma base
regulatória do projeto nacional. Nosso estudo visa analisar como se deu a
construção desse programa como estratégia hegemônica de atuação no estado do
Paraná analisando também o projeto nacional como pano de fundo, sendo estes a
representação de um projeto de militarização da educação que acontece numa
escala histórica mais ampla. Para tanto realizamos pesquisa bibliográfica
utilizando dois autores principais Enersto Laclau e Slavoj Žižek, além de
fontes documentais oficiais sobre o programa e matérias da imprensa. Após
análise e embasamento teórico sobre a construção e hegemonia dos discursos,
conceito fundamental na teoria de Laclau, consideramos ao fim do trabalho que o
projeto hegemônico para a educação na forma da militarização de instituições
públicas tem como característica uma estratégia de afronta ao arcabouço
jurídico constitucional e infraconstitucional vigente.
Palavras-chave: Hegemonia. Discurso. Educação. Escola Cìvico-Militar.