Eduardo Sebastião de Macedo
Mestrando do Curso de Licenciando em Geografia pela Unioeste-FB, EduardoS.Macedo@hotmail.com
Uilian Caponi Cristino
Mestrando do Curso de Licenciando em Geografia pela Unioeste-FB,
uiliancaponi181@gmail.com
Resumo: A
pesquisa realizada neste trabalho pode ser classificada como uma abordagem
direta e bibliográfica, feita durante os estágios realizados no período letivo
de 2021 pelos autores. A mesma, sendo em base nas experiências empíricas
profissionais e cidadãs dos acadêmicos do último período de licenciatura em
geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, dado após um
ano de paralisação das atividades acadêmicas durante a disseminação do COVID-19
na tentativa de retorno em um sistema remoto, neste trabalho realizar-se por
meio de observação direta, porque se trata da experiência dos autores em seus estágios.
A Covid-19, teve sua disseminação do vírus, ele acaba que permeando tanto o
espaço luminoso quanto o espaço opaco, porém o impacto que ele vai acabar
provocando é diferente nos dois. Ao momento em que provavelmente ele vem a ser
trazido e encontrado primeiramente no espaço luminoso, mas seus impactos advêm
por migrar para o espaço opaco, que apesar de serem espaços diferentes, eles
conseguem dialeticamente se comunicarem e funcionar juntos. No âmbito
educacional, várias discussões estão sendo, e serão abordadas sobre o ensino
remoto, do ensino infantil ao ensino superior, neste trabalho, busca-se
dissecar e apontar as relações, dificuldades e necessidades encontradas no
período letivo de 2020-2021 pelos acadêmicos.
Palavras-chave: Ensino. Geografia. Pandemia. Formação. Cidadania.