DOI: 10.5281/zenodo.7699981

 

Anne Karoline Espassandim dos Santos

Mestranda em Ensino de Ciências pela UNICSUL

annekaroline06@hotmail.com

 

Maria Joseane de Souza Alves

Mestranda em Ensino de Ciências pela UNICSUL

joseanealves@prof.educacao.sp.gov.br

 

Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos

Prof. Dr. da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

marcioeugen@gmail.com

 

Resumo: O presente artigo decorre de uma pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento com foco na análise do currículo de matemática de alguns países que apresentam recomendações para o ensino e aprendizagem de probabilidade e estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo é apresentar o currículo prescrito nos documentos curriculares nacionais do Brasil e de Portugal e, discutir, a partir dos referenciais teóricos em Educação Estatística as indicações de conceitos e procedimentos recomendados. Trata-se de uma pesquisa documental que toma conjunto de três documentos denominados documentos curriculares de referência para o ensino básico para a disciplina de Matemática visando apontar indicadores de convergência e divergência emergente do processo analítico que se pauta na análise de conteúdo. Os resultados revelam que as orientações portuguesas visam proporcionar aprendizagens matemáticas relevantes e sustentáveis para os alunos e destacam a exploração, análise e interpretação de informação de natureza estatística com uso de tecnologias. Em relação à probabilidade, a abordagem é indicada apenas para o 9º. ano.

Palavras-chave: Educação Estatística. Currículo de Matemática. Anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisa Documental.