Anne
Karoline Espassandim dos Santos
Mestranda em Ensino de Ciências pela UNICSUL
annekaroline06@hotmail.com
Maria
Joseane de Souza Alves
Mestranda em Ensino de Ciências pela UNICSUL
joseanealves@prof.educacao.sp.gov.br
Márcio Eugen
Klingenschmid Lopes dos Santos
Prof. Dr. da Universidade Cruzeiro do Sul -
UNICSUL
Resumo: O presente artigo decorre de uma pesquisa de
mestrado que está em desenvolvimento com foco na análise do currículo de
matemática de alguns países que apresentam recomendações para o ensino e
aprendizagem de probabilidade e estatística nos anos finais do Ensino
Fundamental. O objetivo é apresentar o currículo prescrito nos documentos
curriculares nacionais do Brasil e de Portugal e, discutir, a partir dos
referenciais teóricos em Educação Estatística as indicações de conceitos e
procedimentos recomendados. Trata-se de uma pesquisa documental que toma
conjunto de três documentos denominados documentos curriculares de referência
para o ensino básico para a disciplina de Matemática visando apontar
indicadores de convergência e divergência emergente do processo analítico que
se pauta na análise de conteúdo. Os resultados revelam que as orientações
portuguesas visam proporcionar aprendizagens matemáticas relevantes e
sustentáveis para os alunos e destacam a exploração, análise e interpretação de
informação de natureza estatística com uso de tecnologias. Em relação à
probabilidade, a abordagem é indicada apenas para o 9º. ano.
Palavras-chave: Educação Estatística. Currículo de Matemática. Anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisa Documental.