Simone
Cícera Inácio de Souza
Possui
graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2021)
e-mail: simonerodolfo04-@hotmail.com
RESUMO
Para
compreensão do tema aqui abordado é necessário definir os períodos
nos quais as crianças evoluem com destino a alcançar uma escrita convencional,
bem como, realizar reflexões destinadas a lidar e ainda superar cada um desses
períodos, levando ao respeito do tempo para a aprendizagem e ainda aos
conhecimentos que as crianças adquiriram previamente. Assim, para propor
quaisquer atividades de alfabetização se faz necessário conhecer aos
estudantes, ao contexto ao qual, eles estão inseridos e os seus interesses.
Portanto, as intervenções são essenciais, atividades diversificadas que atendam
às necessidades de cada um dos educandos, a ludicidade e ainda todo um trabalho
cooperativo. Para os alfabetizadores todas as referidas questões exigem
dedicação, empenho, tempo e ainda formação continuada. Como objetivo geral
apresenta a necessidade de superar alguns dos desafios encontrados no processo
da alfabetização, a partir da perspectiva do educador. E a escolha do tema se
deu em decorrência do fato de que atualmente não é suficiente saber escrever e ler,
é essencial que o educador leve aos seus educandos a um patamar a mais do que o
decodificar dos signos. Deve possibilitar aos seus educandos a oportunidade de
fazer o uso tanto da leitura quanto da escrita no seu cotidiano enquanto meio
de ampliar seu desenvolvimento social e a sua leitura do mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Desafios. Educação.