Victor Guilherme Pereira da Silva Marques
Discente do Curso de
Enfermagem pelo Centro Universitário do Piauí, guilhermevictor521@gmail.com
Mathews Farias Maia
Discente do Curso de
Medicina pelo Centro Universitário Inta, mathewsfarias@hotmail.com
Claudênia da Silva Façanha
Enfermeira pela
Universidade Federal do Piauí,
claudeniafacanha@hotmail.com
Laise Vale Kazahaya
Enfermeira do Hospital
Universitário Doutor Washigton Antônio de Barros, laisekazahaya@gmail.com
Tayane Moura Martins
Discente do Curso de
Medicina pela Universidade do Estado do Pará, tayanemartins@ufpa.br
Taynara Amorim Silva
Discente do Curso de
Enfermagem pela Universidade Paulista, taynara.enf123@gmail.com
Sabrina Pereira Barros
Discente do Curso de
Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, taynara.enf123@gmail.com
Jefferson Azevedo Soares
Enfermeiro da Secretaria
Municipal de Altamira,
azevedo_07@hotmail.com
Cinthia Silva Moura Neca
Biomédica pelo Centro
Universitário Una Divinopolis,
cinthiamouracursosesteticos@gmail.com
Mariel Wágner Holanda Lima
Graduado em Odontologia
pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, marielhoolanda@gmail.com
Resumo:
Discutir por meio da literatura existente o papel da atenção primária no
controle da diabetes mellitus. Baseou-se nos dados de Literatura
Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de
Enfermagem (BDENF) via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que teve como questão
norteadora: “O que a literatura aborda acerca do papel da atenção primária no
controle da diabetes mellitus?”. Foram utilizados os descritores: “Atenção
primária à saúde” e “Diabetes mellitus” e “Saúde pública”, como critério de
inclusão foram considerados: texto completo, idioma português, espanhol e
inglês, que retratassem a temática em estudo, publicados nos anos 2012 a 2022,
e como critério de exclusão: textos duplicados, incompletos e que não focaram
no tema exposto. Os descritores foram cruzados através do operador booleano
“AND” para busca simultânea dos assuntos. As intervenções de saúde no indivíduo
com DM devem ser abrangentes e centradas no cenário da educação que leve à
prática eficaz do autocuidado, promovendo a qualidade de vida. O presente
estudo conclui-se que as intervenções de saúde para os pacientes com diabetes
mellitus devem ser no formato farmacológico e não farmacológico, que vão além
da terapia medicamentosa há ações de educação em saúde realizadas na atenção
básica.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Diabetes mellitus. Saúde pública.