Tatiany Michelle Gonçalves da Silva
Professora, licenciada em
Pedagogia e Biologia, tatyalmeidaesilva@gmail.com.
Resumo:
O artigo busca identificar projetos que tenham ações de intervenção no Ensino
Médio voltado aos alunos público-alvo da educação especial e inclusiva. Analisa
a ação de projetos interventivos nas séries do Ensino Médio, por meio da
abordagem multidisciplinar a partir dos proponentes curriculares da biologia,
podem se adequar ao ensino inclusivo. Buscando evidenciar ações de intervenção
que sejam direcionadas ao atendimento de alunos com necessidades educacionais
especiais, assim como a produção de materiais didáticos inclusivos e o uso de
estratégias, recursos e tecnologias assistivas em sua estruturação. Como
metodologia realizamos uma pesquisa no site da SCIELO com uso de
palavras-chave, para identificar artigos que apresentem projetos de intervenção
sobre os critérios de ser inclusivo, no Ensino Médio e que fosse
multidisciplinar usando os conteúdos da biologia. Para alicerçar nossa pesquisa
utilizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema estudado. Analisamos e
descrevemos alguns pontos que se concentrou a pesquisa e como resultado
evidenciamos sua abordagem multidisciplinar, o uso de recursos inclusivos e os
tipos de deficiências atendidas em cada um dos artigos, com o intuito de
evidenciar sua ação inclusiva e sua relevância social e pedagógica. Além de nossa
própria conclusão, recorremos as considerações finais realizadas por cada um
dos autores e em consonância de ideias encerramos nossos trabalhos de
pesquisas, apontando a importância de se pesquisar, escrever e ler sobre a
educação inclusiva, como meio de se entender como ela funciona na realidade
escolar.
Palavras-chaves: Educação especial. Metodologia. Recursos inclusivos.