DOI: 10.5281/zenodo.7621091

 

Ana Luiza de Sousa

Acadêmica em Letras (Inglês),   pela   Universidade Estadual do Maranhão, Campus Santa Inês.

 

Maria Gilciléia Macedo Araújo

Acadêmica em Letras (Inglês),   pela   Universidade Estadual do Maranhão, Campus Santa Inês.

 

Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar a contextualização da história do ensino da Língua Portuguesa, bem como o estudo sobre as deficiências gramaticais da população brasileira e suas abrangente variedades. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica que envolve livros apresentados pelo professor, nosso conhecimento adquirido em torno do curso, além de pesquisas complementares que têm por finalidade orientar sobre o uso da norma culta e o domínio da gramática. A   partir da análise de dados pode-se perceber que o ensino da língua materna vem sendo uma problemática tanto para docentes como para quem estuda exaustivamente a gramática da Língua Portuguesa. Desse modo, este artigo pretende demonstrar que o estudo da gramática permite que o estudante possa desenvolver competências e habilidades na leitura, na escrita e na oralidade sabendo transmitir de maneira coerente sua opinião crítica para a sociedade.

Palavras-chaves: Língua Portuguesa. Gramática. Língua Materna.