Ana Luiza de Sousa
Acadêmica
em Letras (Inglês), pela Universidade Estadual do Maranhão, Campus
Santa Inês.
Maria Gilciléia Macedo Araújo
Acadêmica
em Letras (Inglês), pela Universidade Estadual do Maranhão, Campus
Santa Inês.
Resumo: O presente artigo tem
por objetivo apresentar a contextualização da história do ensino da Língua
Portuguesa, bem como o estudo sobre as deficiências gramaticais da população
brasileira e suas abrangente variedades. Para tanto, foi utilizado como método
de coleta de dados a pesquisa bibliográfica que envolve livros apresentados
pelo professor, nosso conhecimento adquirido em torno do curso, além de
pesquisas complementares que têm por finalidade orientar sobre o uso da norma
culta e o domínio da gramática. A
partir da análise de dados pode-se perceber que o ensino da língua
materna vem sendo uma problemática tanto para docentes como para quem estuda
exaustivamente a gramática da Língua Portuguesa. Desse modo, este artigo
pretende demonstrar que o estudo da gramática permite que o estudante possa
desenvolver competências e habilidades na leitura, na escrita e na oralidade
sabendo transmitir de maneira coerente sua opinião crítica para a sociedade.
Palavras-chaves: Língua Portuguesa. Gramática. Língua Materna.