DOI: 10.5281/zenodo.7513224

 

Jonilson Silva Dias

Licenciado em Física-UFRR, pós-graduação em Docência no ensino médio-técnico e Docência no ensino Superior – UNibF,

jonilsong@gmail.com

 

Helloisy Maria Costa Dias

Bacharelando em Arquitetura e Urbanismo – UNAMA,

helloisydias@hotmail.com

 

Resumo: A docência tem se transformado ao passar dos anos e em meio as tecnologias e mudanças de hábitos dos próprios profissionais que buscam se adaptar a tais evoluções, nas áreas do ensino superior o professor precisa ter melhorias significativas para incentivar e inovar o ensino e a aprendizagem dos discente, mas as dificuldades que aparecem mudam a visão de cada profissional e não seria diferente em meio a pandemia do corona vírus causada em pleno século em que vivemos. As mudanças trazem até um certo desconforto, pois tem que mudar a rotina, a forma de aplicar conteúdo e até trazer coisas diferentes dentro da metodologia aplicada e existe a dinâmica para com os discentes, as dificuldades dos docentes em meio a pandemia do corona vírus foi tão repentina que precisou-se acrescentar e aprimorar o uso das tecnologias no seu meio de trabalho e ensino, trazendo várias ferramentas digitais e educacionais para o dia a dia de cada profissional. O uso da plataforma padlet para a aplicação e troca de conhecimento foi acrescentada na forma de aprendizagem no ensino superior para ter diferentes ângulos de troca do saber e também o ponto de vista de ensinar os conteúdos aos discentes, aplicou-se temas já visto e abordados para alguns discentes do curso superior de arquitetura e urbanismo com uma turma do 3º semestre da Universidade da Amazônia (UNAMA), obtivemos resultados significativos, dando a possiblidade de troca de conhecimento, debates e criou uma liberdade de opinião e visão para os discente que é o seu tempo de estudo. Houve algo importante, o uso diversificado na forma de conteúdo e aprendizagem, para os discentes foi algo novo, pois os mesmo não conheciam a plataforma, fica claro que essa mudança foi algo inovador, pois os conteúdos precisam estar sempre dentro da rotina dos discentes, não tendo como escapar muito desses meios de ensino remoto, mas tendo em vista que se acrescenta também uma pratica através do uso da tecnologia para aprimoramento desses conteúdos, por tanto, foi uma metodologia de abordagem interativa e facilitadora para os discentes.

Palavras-chave: Pandemia, Tecnologias, Padlet, Ensino e Aprendizagem.