Daiana dos
Santos Silva Menendez
Cursou como aluna Especial, do Programa de
Pós-Graduação em Educação da UFBA, a disciplina EDC J56 - TEE Educação e
Liberdade: uma análise filosófico-política, 2019.2. Licenciada e Bacharel em
Filosofia e Engenheira Civil pela UCSal.
Bacharel em Arquivologia pela UFBA.
Resumo: Pretende-se examinar, no presente artigo, o
lar e a família sob a ótica do pensamento educacional de Hannah Arendt. Ela, enquanto pensadora, rejeitou o título de filósofa
em uma entrevista e se declarou uma teórica política. A tradição do pensamento
filosófico nos apresenta sempre os grandes filósofos pertencentes ao gênero
masculino, todavia Hannah Arendt não se encaixa em nenhuma escola filosófica,
ela trata de temas como educação, autoridade, liberdade, poder, o público e o
privado. Neste estudo, procuramos interligar alguns pontos que se encontram nas
obras de Hannah Arendt, destacando os aspectos significativos. O objetivo geral
busca compreender o pensamento de Hannah Arendt sobre o lar e a família e seu
posicionamento para a educação. A metodologia adotada é a da pesquisa
bibliográfica. Neste texto, analisaremos, no primeiro momento, a concepção
arendtiana de família e lar; por fim, a educação e a família numa reflexão a
partir do pensamento de Hannah Arendt. Convém enfatizar que o que mais chama
atenção é a conclusão a que Hannah Arendt chega de que não podemos deixar as
nossas crianças à deriva da sua própria sorte, nem arrancar das mãos delas a
oportunidade de um futuro melhor que seus pais tiveram. A família é uma das responsáveis
pela educação, mas todas as pessoas que amam esse mundo devem contribuir com um
futuro melhor para o mundo e para os novos que aqui chegam.
Palavras-chave: Domínio do Lar. Educação. Família. Política. Vida Pública.