Ubiratan Costa Pereira
Graduado em Licenciatura em Física pelo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte –
Campus Santa Cruz, ubiratan.c@escolar.ifrn.edu.br
Roney Roberto de Melo Sousa
Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal
Central, roney.melo@ifrn.edu.br
Resumo: O presente artigo tem como objetivo sugerir
uma proposta didática sobre o efeito da força inercial de Coriolis para o
ensino de Física, em colaboração com a disciplina de Geografia no Ensino Médio,
resultando em uma interdisciplinaridade sobre o tema. A fim de alcançar esse objetivo, foi
realizada uma revisão da literatura por meio de uma abordagem exploratória. A
força inercial de Coriolis surgiu como objeto de estudo neste artigo após se
entender que esta grandeza Física pode ser abordada de forma clara e concisa no
Ensino Médio. A metodologia de pesquisa utilizada para produção deste artigo,
foi de natureza bibliográfica e buscou organizar o conhecimento obtido de forma
qualitativa para se atingir o objetivo presente no mesmo. Obteve-se, como
resultado da pesquisa, o suporte necessário para a fundamentação da proposta
didática, e a indicação do uso de um aparato experimental simples que
contribui, dentro da perspectiva do ensino por investigação, para o
entendimento dessa força agindo nos objetos e de seu efeito em fenômenos
climáticos, como ventos e furacões, assim espera-se que, ao ler esse texto, os
professores tenham uma alternativa de abordagem didática para explicar alguns
fenômenos climáticos normalmente estudados nas aulas de Geografia, mas que requerem
uma explicação sob a ótica dos princípios da Física.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ensino de Física. Proposta didática. Fenômenos climáticos.