DOI: 10.5281/zenodo.7513213

 

Ubiratan Costa Pereira

Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz, ubiratan.c@escolar.ifrn.edu.br

 

Roney Roberto de Melo Sousa

Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central, roney.melo@ifrn.edu.br

 

Resumo: O presente artigo tem como objetivo sugerir uma proposta didática sobre o efeito da força inercial de Coriolis para o ensino de Física, em colaboração com a disciplina de Geografia no Ensino Médio, resultando em uma interdisciplinaridade sobre o tema.  A fim de alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão da literatura por meio de uma abordagem exploratória. A força inercial de Coriolis surgiu como objeto de estudo neste artigo após se entender que esta grandeza Física pode ser abordada de forma clara e concisa no Ensino Médio. A metodologia de pesquisa utilizada para produção deste artigo, foi de natureza bibliográfica e buscou organizar o conhecimento obtido de forma qualitativa para se atingir o objetivo presente no mesmo. Obteve-se, como resultado da pesquisa, o suporte necessário para a fundamentação da proposta didática, e a indicação do uso de um aparato experimental simples que contribui, dentro da perspectiva do ensino por investigação, para o entendimento dessa força agindo nos objetos e de seu efeito em fenômenos climáticos, como ventos e furacões, assim espera-se que, ao ler esse texto, os professores tenham uma alternativa de abordagem didática para explicar alguns fenômenos climáticos normalmente estudados nas aulas de Geografia, mas que requerem uma explicação sob a ótica dos princípios da Física.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ensino de Física. Proposta didática. Fenômenos climáticos.