Cálita Fernanda de Paula Martins
Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea
pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa
Comunicação e Mediações Culturais. Professora pedagoga (efetiva) na rede
municipal de Cuiabá. E-mail: calitajornalista@gmail.com.
Dílson César Devides
Doutor em Estudos
Literários pelo IBILCE/UNESP. Mestre em Letras - Estudos Literários pela
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduado em Letras
Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência
na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira.
E-mail: dilson.devides@ufmt.br.
Resumo:
O universo da ciberinfância nos possibilita ressignificar a forma de ver a
criança e sua infância no âmbito da cultura contemporânea, e, principalmente, a
forma de pensar os jogos, brincadeiras, práticas de consumo e as representações
midiáticas no imaginário dessas crianças. A partir disso, a questão a ser
pesquisada consiste em compreender e analisar a cultura infantil no contexto do
ciberespaço, em especial, no que se refere as práticas de consumo, jogos e
brincadeiras. Para isso será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa,
quanto aos objetivos, uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, um
levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo. A instituição apresentada
como lócus da pesquisa pertence a rede pública municipal de Cuiabá e atende a
Educação Infantil (4 anos e 5 anos) e os anos iniciais do Ensino Fundamental
(1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano). A pesquisa proposta será desenvolvida com
crianças na faixa etária de 8 a 10 anos de idade, por intermédio da observação
participativa e entrevistas. Tendo como orientação teórica para este estudo:
Buckingham (2007), Cairoli (2010), Castells (2002), Dornelles (2005), Lemos
(2002), Levy (1999), Menezes (2013), Munarim (2007), Piaget (1978), Sarmento
(2004), Vygotsky (1984), entre outros autores. A pesquisa a ser realizada busca
averiguar a tese de que as crianças que nasceram em meio as tecnologias
digitais tem uma experiência diferenciada com relação as práticas de consumo,
jogos e brincadeiras no contexto do ciberespaço.
Palavras-chave: Infância; Criança; Ciberespaço; Cultura Contemporânea.