Maria Alcione dos Santos
Professora Efetiva da Rede Pública Estadual de
Ensino em Alagoas - SEDUC, Mestranda em
Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceió. E-mail:
alcionnysantos@outlook.com
Rafaela Martins da Silva
Professora Efetiva da Rede Pública Estadual de
Ensino em Alagoas – SEDUC, Mestranda em
Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceió. E-mail:
rafaelamartins123@hotmail.com
Resumo: É
comum ouvirmos muitos professores falarem sobre a importância da leitura, da
formação crítica do aluno e da sua atuação ativa na sociedade, no entanto, na
prática, pouco tem sido feito efetivamente em sala de aula para mudar essa
realidade. Freire (1985, p. 11-12) discorre sobre a importância da valorização
do “mundo” do educando e a relação que ele deve ter com o processo educacional;
é importante que os conteúdos ministrados em sala de aula sejam ou estejam
relacionados de alguma forma com a realidade do aluno, com o contexto social em
que ele está inserido, para que aquilo que está sendo dito/ensinado pelo
professor faça sentido para o educando, para o autor “a leitura do mundo
precede a leitura da palavra”. Nesta perspectiva, este trabalho tem como
objetivo apresentar um relato de experiência de uma professora de Literatura de
uma escola estadual do estado de Alagoas, mais especificamente na cidade de
Arapiraca, em uma turma do primeiro ano do ensino médio, sobre o trabalho com a
poesia slam em sala de aula, discorrendo sobre a sua importância
enquanto recurso literário intercultural e crítico, contribuindo para a
formação do sujeito leitor e, sobretudo, da sua identidade enquanto ser social.
É evidente que trabalhar a literatura em sala de aula exige um desenvolvimento
de estratégias pedagógicas específicas que possibilitem uma maior aproximação
dos alunos com o universo da leitura, por isso acreditamos que o trabalho com a
poesia slam apresenta-se como uma forma eficiente de despertar o prazer
pela literatura e manter o educando engajado com as questões sociais nas quais
ele está inserido, assim como possibilita o desenvolvimento de habilidades de
leitura e escrita. Para o desenvolvimento do trabalho, tomamos como aporte teórico
as considerações de Thiollent (2011), quando se refere à sequência didática
(SD), Duboc (2016), Cosson (2012) e Freire (1985), no que se refere ao
letramento crítico, Silva (2000) e Hall (2006) que tratam sobre identidade. Ao
fim da SD, foi notável a contribuição do gênero literário – a poesia slam –
para as aulas de literatura e para a formação da identidade do sujeito leitor,
por fomentar, de forma crítica e reflexiva, a discussão sobre temas relevantes
da sociedade, entre eles, o respeito e a aceitação das diferentes culturas e
sujeitos. A SD utilizada pode também ser adaptada a outras realidades de sala
de aula, com seus diferentes contextos e especificidades.
Palavras-chave: Interculturalidade. Poesia slam. Identidade.