Leonete Cunha Fernandes
Professora de
Rede Básica Instituição IFMA, Formação Letras português – inglês UEMA Caxias
MA, Especialização em Língua Inglesa IESM – Timon Ma.
RESUMO
Esse
artigo visa destacar a importância da Tertúlia literária para o ensino da
Língua Inglesa a leitura, compreensão, comunicação e reflexão crítica sobre a
obra durante os encontros estabelecidos nas aulas. A Tertúlia Literária é uma
prática de leitura dialógica que consiste em um encontro ao redor da
literatura, no qual os participantes leem e debatem, de forma compartilhada um
capítulo escolhido para a aula, a obra clássica deve apresentar a literatura
universal. Durante a escolha da obra foi feito um curso de capacitação online
na plataforma: comunidades de aprendizagem a saber o que é uma tertúlia, como
fazer uma tertúlia dialógica literária e quais obras utilizar em uma tertúlia
literária. A tertúlia foi organizada por capítulos e por datas para não
prejudicar os alunos durante o planejamento semestral das aulas. O livro escolhido foi Hamlet de William
Shakespeare uma ora clássica e de valor para aprimorar vocabulários, leituras,
oralidade. O livro Hamlet de Shakespeare é um livro totalmente em inglês e de
Nível elementar, rico de glossários acompanhados de desenhos é um HQ que os
alunos prendem sua atenção, as palavras no livro interagem junto com as imagens
e isso facilitou o entendimento da narrativa. A Tertúlia Literária foi aplicada
para os alunos dos 1º anos do Ensino médio na Escola de Tempo Integral em
Coroatá Maranhão. O objetivo desse trabalho1) Promover o acesso da leitura de
uma obra clássica de Língua inglesa e a promoção nas aulas de Língua Inglesa.
2) Conhecer novas vocabulários 3) refletir sobre a obra e destacar aspectos
positivos para seu aprendizado. Entretanto destacar as práticas de leitura
dialógica e Tertúlia Literária, aumentam o vocabulário, melhoram a expressão
oral e escrita, ampliam a compreensão leitora, o pensamento crítico e a
capacidade de argumentação em todos os envolvidos, produzindo importantes
transformações na superação de desigualdades. Esse trabalho teve uma
contribuição para o aperfeiçoar os estudantes a leitura a aquisição de
vocabulários o contato com a obra na Língua Inglesa e o desenvolvimento da
autonomia em fazer uma leitura em uma obra estrangeira.
Palavras-chave: Literatura Inglesa. Tertúlia. Letramento linguístico. Leitura.