Sandro Dau
Graduado
em Ciências Sociais, bacharel em Antropologia da Comunicação, graduado em
Filosofia, bacharel em Filosofia Antiga, mestre em Filosofia (Ética), doutor em
Filosofia (Ética) e Pós-doutor em Filosofia (Ética). Autor de vários livros que
tratam do método de pesquisa científica, sociologia, filosofia e política.
Professor da Faculdade de Educação de Linhares – FACELI.
Sérgio Rodrigues de Souza
Graduado em Pedagogia e Filosofia. Consultor
Científico.
Liliane Rodrigues de Araújo
Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação.
Pedagoga da Rede Municipal de Educação de Serra (ES).
Raquel Rodrigues Teles
Graduada em Letras-Português. Professora de
Literatura e Redação e Expressão na Rede Alternativo de Ensino - Serra (ES).
RESUMO
Este artigo aborda a questão do ser
professor na Era Contemporânea, focando no agir pedagógico. O objetivo deste
texto é realizar uma reflexão sobre a práxis docente neste momento de intensas
mudanças de paradigmas. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica,
fundamentada em autores clássicos. Optou-se por este método de investigação por
ser, quando bem aplicado e dirigido, uma forma segura de encontrar respostas
para os problemas levantados quando da elaboração do projeto de pesquisa. Os
resultados são que há grande resistência por parte de alguns profissionais da
educação em aceitar a questão referente às mudanças acontecidas ao longo do
tempo. As conclusões a que se pode chegar é que muitas foram as mudanças de
paradigmas e transformações sociais, a uma velocidade que torna difícil a sua
compreensão fenomenológica. Dentre estas, pode-se destacar a questão da
avaliação educacional, que se mostra como um instrumento de altíssima
relevância, considerando que determina os ganhos didáticos e aponta para
direções novas de aprimoramento e desenvolvimento metodológico da práxis
pedagógica.
Palavras-chave: Ser professor. Práxis pedagógica. Avaliação. Educação na era atual.