Ana Clara
Martins Resende dos Reis
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em
Estudos Linguísticos, pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade
Federal de Uberlândia (UFU); Especialista em Tecnologias, linguagens e mídias
em Educação pelo IFTM - Uberlândia; Professora Efetiva na Secretaria de
Educação de Minas Gerais e docente em escolas particulares em Araguari.
Elaine
Amélia de Morais Duarte
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, pelo
Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU),
tendo pesquisa o ensino de Língua Portuguesa para surdos a partir dos gêneros
textuais; Especializada no curso de Coordenação Pedagógica pela Faculdade em
Educação pela UFU; Especializada no curso de Libras; Professora Efetiva na
Secretaria de Educação de Minas Gerais em Araguari.
Larissa
Maciel Gonçalves Silva
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, pelo
Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
Mestre em Educação com ênfase em Educação Especial pela Universidade Federal de
Uberlândia (UFU), Docente nos cursos de licenciatura da Universidade de Uberaba
(UNIUBE); Docente na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, atualmente na
Coordenação da Educação Especial pela SME/PMU.
Resumo: Este artigo
teve como objetivo geral analisar os artigos publicados na edição especial de
número 4, da Revista Brasileira de
Linguística Aplicada (RBLA) de
2021, intitulada: Linguagem e Tecnologia em Tempos
de Pandemia. Para isso, buscamos verificar quais temas, teorias e
metodologias são apresentadas em cada trabalho pesquisado. Como justificativa,
pretendeu-se desenvolver uma pesquisa voltada a uma revista da área de
Linguística Aplicada (LA), renomada, de qualis A1, que trouxesse como edição
específica os reflexos da pandemia. Assim, buscamos a análise desta edição com
publicações que tiveram como foco os efeitos da pandemia na linguagem e no uso
das tecnologias. Como fundamentação teórica, procuramos dialogar a partir
dos caminhos percorridos pela LA, Moita Lopes (2009); a importância da
Linguística Aplicada (LA) enquanto área Indisciplinar, Moita Lopes (2013); como
modernidade recente, Fabrício, (2006); os efeitos da Covid-19 em práticas
acadêmicas, Assis, J. A. et al. (2020).
Assim, procuramos, para este trabalho, fazer um levantamento bibliográfico,
tendo como foco principal publicações relacionadas a trabalhos da Linguística
Aplicada (LA). Para isso, esta pesquisa apresenta o recorte de 2021, em uma
edição especial da mesma, contendo sete artigos, cujos temas estão
relacionados às práticas docentes no ensino emergencial remoto (ERE), aos
desafios vividos no contexto pandêmico e às oportunidades e possibilidades em
relação ao uso de tecnologias nesse contexto, abordando questões das interações
nas redes sociais e da disseminação de informações sobre a pandemia.
Palavra-chave: Linguística Aplicada; Recorte; RBLA; Àrea Indisciplinar; Pandemia.