Wagner Luiz da Costa Santos
Graduado em Pedagogia
(INTERVALE) e Letras (UFPB). Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão
Educacional. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must
University. E-mail: wagnerluizcostasantos@gmail.com
Resumo
Este
artigo tem o objetivo de refletir de forma breve e contextualizada, sobre as
tendências e inovações e suas
implicações no campo educacional, focando na sua prática e por meio dela
identificando as suas principais funções e atribuições, em específico,
trataremos neste recorte do papel do professor neste contexto de inovação e
disruptura. Como suporte teórico, abordamos as obras Novas Tecnologias e
Mediação pedagógica do autores José Manuel Moran et al (2013), que versam
acerca da importância da mediação pedagógica dos processos educativos, educação
disruptiva e ubíqua por meio do uso das tecnologias de comunicação e
informação. Além destes, serviu-nos como suporte teórico o livro Educação e
Tecnologias: O novo ritmo da educação de Vani Moreira Kenski (2012) e Autores como Rocha et al (2021) e Almeida et
al (2014) . Desta forma, dividimos a pesquisa em tópicos para melhor situar o
leitor a respeito das informações apresentadas, deste modo, temos uma
contextualização na introdução, que levará em consideração a relevância do
ciberespaço para a aprendizagem por meio do avanço das tecnologias digitais de
informação e comunicação e suas
aplicabilidades para a educação, seguido
de " Práticas pedagógicas e disrupção na sociedade do conhecimento",
seguido das considerações finais.
Palavras-chave: Tendências, inovação, educação, professor