DOI: 10.5281/zenodo.7293129

 

Wagner Luiz da Costa Santos

  Graduado em Pedagogia (INTERVALE) e Letras (UFPB). Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail: wagnerluizcostasantos@gmail.com

 

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir de forma breve e contextualizada, sobre as tendências e inovações  e suas implicações no campo educacional, focando na sua prática e por meio dela identificando as suas principais funções e atribuições, em específico, trataremos neste recorte do papel do professor neste contexto de inovação e disruptura. Como suporte teórico, abordamos as obras Novas Tecnologias e Mediação pedagógica do autores José Manuel Moran et al (2013), que versam acerca da importância da mediação pedagógica dos processos educativos, educação disruptiva e ubíqua por meio do uso das tecnologias de comunicação e informação. Além destes, serviu-nos como suporte teórico o livro Educação e Tecnologias: O novo ritmo da educação de Vani Moreira Kenski (2012) e  Autores como Rocha et al (2021) e Almeida et al (2014) . Desta forma, dividimos a pesquisa em tópicos para melhor situar o leitor a respeito das informações apresentadas, deste modo, temos uma contextualização na introdução, que levará em consideração a relevância do ciberespaço para a aprendizagem por meio do avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação  e suas aplicabilidades para a educação,  seguido de " Práticas pedagógicas e disrupção na sociedade do conhecimento", seguido das considerações finais.

Palavras-chave: Tendências, inovação, educação, professor