DOI: 10.5281/zenodo.7148463

 

Wagner Luiz da Costa Santos

Graduado em Pedagogia (INTERVALE) e Letras (UFPB). Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail: wagnerluizcostasantos@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/6914738842584568

 

Dalva Miranda Passos Santana

  Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança e  Especialista em Coordenação Pedagógica pela mesma instituição. E-mail: dalvamiranda7@hotmail.com. http://lattes.cnpq.br/7802736027938499

 

Cristiane de Almeida Gonçalves

  Graduada em Licenciatura em História (UNEB) e  Especialista em Estudos Africanos e Representações da Africa no Brasil. E-mail: cristianecatu@hotmail.com. http://lattes.cnpq.br/5935571693024069

 

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de refletir acerca do papel da gestão escolar na promoção do multiculturalismo e da perspectiva da inclusão dessas pessoas, evidenciados através da crescente mudança social relacionada a emergente necessidade de educar para a multiculturalidade nas salas de aula convencionais, digitais e em contextos de uso remoto. De modo mais específico, apresentaremos um brevíssimo panorama acerca destes conceitos e também concernentes ao entendimento dessas questões para a construção de uma gestão mais participativa, que leve em conta as múltiplas identidades dos estudantes e que as valorize através de atitudes concretas no ambiente escolar e que isso se reflita na vida cotidiana dos estudantes. Assim, o presente estudo, de cunho bibliográfico, busca realizar um levantamento de dados e sistematizá-los ao leitor, visando uma necessária reflexão a respeito do conteúdo abordado, para tanto, nos debruçamos sobre alguns autores como Giddens, Morin, Guérios, Stoltz e outros colaboradores. 

Palavras-chave: Multiculturalismo, Inclusão, Gestão Democrática, Promoção.