Wagner Luiz da Costa Santos
Graduado
em Pedagogia (INTERVALE) e Letras (UFPB). Especialista em Coordenação
Pedagógica e Gestão Educacional. Mestrando em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University. E-mail: wagnerluizcostasantos@gmail.com.
http://lattes.cnpq.br/6914738842584568
Dalva Miranda Passos Santana
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Luiz
de Orleans e Bragança e Especialista em
Coordenação Pedagógica pela mesma instituição. E-mail:
dalvamiranda7@hotmail.com. http://lattes.cnpq.br/7802736027938499
Cristiane de Almeida Gonçalves
Graduada em Licenciatura em História (UNEB)
e Especialista em Estudos Africanos e
Representações da Africa no Brasil. E-mail: cristianecatu@hotmail.com.
http://lattes.cnpq.br/5935571693024069
Resumo
O presente trabalho tem o
objetivo de refletir acerca do papel da gestão escolar na promoção do
multiculturalismo e da perspectiva da inclusão dessas pessoas, evidenciados
através da crescente mudança social relacionada a emergente necessidade de
educar para a multiculturalidade nas salas de aula convencionais, digitais e em
contextos de uso remoto. De modo mais específico, apresentaremos um brevíssimo
panorama acerca destes conceitos e também concernentes ao entendimento dessas
questões para a construção de uma gestão mais participativa, que leve em conta
as múltiplas identidades dos estudantes e que as valorize através de atitudes
concretas no ambiente escolar e que isso se reflita na vida cotidiana dos
estudantes. Assim, o presente estudo, de cunho bibliográfico, busca realizar um
levantamento de dados e sistematizá-los ao leitor, visando uma necessária
reflexão a respeito do conteúdo abordado, para tanto, nos debruçamos sobre
alguns autores como Giddens, Morin, Guérios, Stoltz e outros colaboradores.
Palavras-chave: Multiculturalismo, Inclusão, Gestão Democrática, Promoção.