Delcio Antônio Agliardi
Doutor em Letras. Mestre em
Educação. Especialista em Direito da Criança e professor da Universidade de
Caxias do Sul. Cofundador do Grupo de Observação e Investigação Cultura da
Infância.
Patrícia Giuriatti
Mestre em Educação. Professora
da Educação Básica. Fundadora e coordenadora do Grupo de Observação e
Investigação Cultura da Infância.
RESUMO: Este artigo resulta de estudo e investigação acerca da obra freireana
e suas aproximações com a abordagem malaguzziana para pensar os cenários
educativos para a(s) infância(s), especialmente o que envolve a ressignificação
de uma docência para crianças pequenas. Esta docência inspira-se em três
saberes necessários à prática educativa apresentados por Freire na obra Pedagogia da Autonomia (2014), os
quais dialogam com os princípios de Malaguzzi, sendo eles: pesquisa; estética e
ética; corporificação das palavras pelo exemplo. Para tecer esse texto,
apresentamos a relação de Freire com a infância; as aproximações entre dois
educadores e teóricos (Freire e Malaguzzi); o cenário educativo para a(s)
infância(s) no século XXI e a ressignificação da docência de crianças pequenas.
O método descritivo se entrelaça com a pesquisa qualitativa para produzir
evidências da construção da educação democrática e humanizadora, a qual
ancora-se nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança em diálogo
com o fazer do professor, no compromisso político de combater à mercantilização
da educação e no aligeiramento dos processos educativos.
Palavras-chave: Infância(s); Freire; Malaguzzi; Prática educativa.