Enéas
Machado
Universidade Católica de Santos
(UNISANTOS)
Grupo de Pesquisa Instituições de
Ensino: Políticas e Práticas Pedagógicas
Resumo
A ação supervisora nos Sistemas de
Ensino está entretecida, segundo Machado (2021), nas dimensões instrumentalizadora, humanizadora ou emancipatória. Com base
nessa visão, percebe-se que estas dimensões não se polarizam, mas coexistem, no
cumprimento do propósito profissional. Assim sendo, as tensões presentes na
ação supervisora são divergentes e complementares; burocráticas (em um viés
instrumentalizador), e, ao mesmo tempo, emancipatórias e humanizadoras. As
tensões experienciadas pelos agentes da supervisão de ensino são traduzidas em
situações-limites (FREIRE, 2018; STRECK; REDIN; ZITKOSKI, 2018) que implicam em estratégias (BOURDIEU, 1972, 1983, 1987, 1994, 1996) para resolver, pela ação com
reflexão, os obstáculos, a fim de transpor as fronteiras entre as utopias
(sonhos) e as realizações. Portanto, a supervisão de ensino indispensável,
enfrenta as tensões entre a instrumentalização e a humanização, superando as
contradições, assumindo desse modo, relações mais horizontalizadas, nos níveis
decisórios, em uma visão de conjunto: agregadora e includente. Pela pesquisa
qualitativa (ALVES; SILVA, 1992; GODOY, 1995) foi possível adentrar no contexto
sociocultural dos informantes para conhecer seus valores, comportamentos,
crenças e visões de mundo (MOSCOVICI, 2005, 2011, 2012). A supervisão de ensino
contribui, assim, na conquista da produção de ensino de qualidade competente a
favor do público. Nesse sentido, as experiências (LARROSA BONDÍA, 2002)
promovem a reflexão sobre a ação e a reflexão na ação, engendrando modos de ser
e estar (ABDALLA, 2006, 2017) na profissão. Os agentes que atuam como supervisores
de ensino das Secretarias de Educação (SEDUCs) da Região Metropolitana da
Baixada Santista (RMBS), depreendem, no campo das representações sociais
(MOSCOVICI, 2005, 2011, 2012) e profissionais (BLIN, 1997), um profissional
dotado de competência técnica, pelo conhecimento legal e pela habilidade em
lidar com as situações adversas, por conta da experiência.
Palavras-chave: Ação supervisora, situações-limites, estratégias, experiências e saídas possíveis.