Carlos Henrique da Costa Barreto
Pesquisador Bacharel em Publicidade
e Propaganda e Mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens na Universidade Franciscana
Graziela Frainer Knoll
Doutora em Estudos Linguísticos,
Professora no Curso de Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Ensino de
Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana
Taís Steffenello Ghisleni
Doutora em Comunicação, Professora
no Curso de Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Ensino de Humanidades e
Linguagens da Universidade Franciscana
Resumo: Neste trabalho
relatamos uma série de 4 estudos desenvolvidos na Comunicação Social da
Universidade Franciscana (UFN), nos cursos de Publicidade e Propaganda e de
Jornalismo, sob a temática de ensino remoto emergencial (ERE), na pandemia. Os
estudos dividiram-se em dois projetos de pesquisa para compreender processos de
aprendizagem nesse cenário sob visões específicas: 1º) a dos professores, 2º) a
dos alunos. A pesquisa tem natureza qualitativa, exploratória e explicativa. 3
dos estudos já foram concluídos, o segundo projeto (com o 4º estudo) ainda está
em andamento. Como resultados, já foi possível se perceber uma dualidade: assim
como o novo contexto trouxe desafios de adaptação tecnológica ou emocionais, a
experiência no ERE também lançou oportunidades de crescimento em novas
tecnologias, formas de aprendizado, metodologias e também ferramentas para
inovar até o ensino pós-pandemia.
Palavras-chave: Pandemia. Educação. Tecnologia. Adaptação.