DOI: 10.5281/zenodo.6795986

 

Carlos Henrique da Costa Barreto

Pesquisador Bacharel em Publicidade e Propaganda e Mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens na Universidade Franciscana

 

Graziela Frainer Knoll

Doutora em Estudos Linguísticos, Professora no Curso de Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana

 

Taís Steffenello Ghisleni

Doutora em Comunicação, Professora no Curso de Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana

 

Resumo: Neste trabalho relatamos uma série de 4 estudos desenvolvidos na Comunicação Social da Universidade Franciscana (UFN), nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo, sob a temática de ensino remoto emergencial (ERE), na pandemia. Os estudos dividiram-se em dois projetos de pesquisa para compreender processos de aprendizagem nesse cenário sob visões específicas: 1º) a dos professores, 2º) a dos alunos. A pesquisa tem natureza qualitativa, exploratória e explicativa. 3 dos estudos já foram concluídos, o segundo projeto (com o 4º estudo) ainda está em andamento. Como resultados, já foi possível se perceber uma dualidade: assim como o novo contexto trouxe desafios de adaptação tecnológica ou emocionais, a experiência no ERE também lançou oportunidades de crescimento em novas tecnologias, formas de aprendizado, metodologias e também ferramentas para inovar até o ensino pós-pandemia.

Palavras-chave: Pandemia. Educação. Tecnologia. Adaptação.