Valdineia Ferreira dos Santos
Professora do curso de
Letras da Universidade Federal do Amazonas/UFAM.
Graduada em Pedagogia
pela Universidade Estadual do Mato Grosso/UNEMAT e Letras pela Universidade
Federal de Rondônia/UNIR. Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do
Mato Grosso/UNEMAT e Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Doutoranda em
Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. E-mail:
valdineia@ufam.edu.br
Carlos Alberto S. de Oliveira
Técnico em Assuntos
Educacionais da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Graduado em Letras pela
Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Mestre em Letras e Artes pela
Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Doutorando em Comunicação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. E-mail: carlosalberto@ufam.edu.br.
Resumo: O presente artigo busca explicitar alguns
pontos principais para uma caracterização do campo de estudos em Comunicação, a
questão da interdisciplinaridade e perspectivas referentes aos objetos de
estudo. A partir do século XX, surgiram, entre os estudos da Comunicação, uma
diversidade de teorias que procuram estudar o fenômeno. Embora,
institucionalmente, a área esteja consolidada através dos cursos de
comunicação, há pouco consenso na definição a respeito do objeto, métodos e
teorias. Ao longo dos últimos anos, os
estudos na área definiram vários objetos e se misturou com outros campos do
conhecimento para compreender melhor os fenômenos de Comunicação. O objetivo
deste trabalho é fazer uma reflexão sobre constituição da área da Comunicação,
mais especificamente, sobre seu objeto de estudo. Tal discussão se faz a partir
das abordagens de Braga (2011), Martino (2003; 2014) e Silveira (2021). Assim,
a partir de estudos epistemológicos, será apresentado algumas discussões sobre
a constituição do campo da Comunicação, bem como, de seu objeto de estudo. Os
resultados revelaram que o acolhimento indiscriminado da diversidade, estimula
a postura interdisciplinarista “frouxa”, aceitando a convivência meramente
cumulada de todos os aportes. Desta forma, o grande desafio é transformar essa
diversidade de perspectivas e suas diferenças em posições teóricas,
impulsionando a produção científica.
Palavras-chave: Epistemologia. Comunicação. Objeto. Interdisciplinaridade. Mídia.