Valdineia Ferreira dos Santos
Professora do curso de
Letras da Universidade Federal do Amazonas/UFAM.
Graduada em Pedagogia
pela Universidade Estadual do Mato Grosso/UNEMAT e Letras pela Universidade
Federal de Rondônia/UNIR. Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do
Mato Grosso/UNEMAT. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul/UFRGS. E-mail: valdineia@ufam.edu.br
Adriana
Silva Lima
Graduanda do curso de
Letras-Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela
Universidade Federal do Amazonas/UFAM
E-mail: adrifredy123@gmail.com
Resumo: O presente artigo é um recorte da pesquisa de Iniciação
Científica (FAPEAM) intitulada “A POESIA COMO RESISTÊNCIA AO REGIME
MILITAR”, e tem como objetivo analisar a contribuição
da música de Chico Buarque de Holanda em parceria na construção da crítica
social da poesia brasileira produzida durante a ditadura militar. O corpus de análise é constituído por 01 canção do compositor: “Cálice”. A proposta de trabalho é, por meio desse objeto de análise,
apontar algumas relações entre o regime militar e a música, com o intuito de
mostrar uma das facetas da linguagem, o jogo entre o sentido aparente e os
sentidos possíveis. O trabalho será desenvolvido por meio de pesquisa
bibliográfica, fundamentada na leitura e análise de alguns autores, como Borges
(2004), Filho (2007), Homem (2009), Jutgla (2013) e Koch (2004). Chico Buarque
de Holanda foi um autor engajado nas lutas sociais de sua época, trazendo em
suas obras uma essência construtiva no sentido de nos fazer refletir sobre as
nossas condutas como parte constituinte do sistema sociopolítico do país.
Diante dessa perspectiva, faz-se relevante a busca de maior aprofundamento nas
obras do autor, pois, contribuem de forma significativa na construção de
formadores de opiniões.
Palavras-chave: Literatura. Resistência. Ditadura.