DOI: 10.5281/zenodo.6795906

 

Cleide Feitosa da Silva

Graduada em Tecnologia em Agroecologia, IFPA, cleideefeitosa@gmail

 

Silvana Gomes dos Santos

Professora no IFPA campus Bragança, Doutora em Agronomia (Ciências do solo) UFRRJ, silvanagomess@yahoo.com.br

 

Cleidiane Feitosa da Silva.

Pós-Graduanda em Educação e Novas Tecnologias, annefeitosa15@gmail.com

 

Resumo: O estudo aborda a temática evasão escolar na educação superior, um agravante registrado em todo território nacional, nos mais diversos níveis e modalidade da educação brasileira. Esse é um tema objeto de estudo em diversos cursos superiores, com a finalidade de conhecer os motivos que levam os alunos a evadir. O objetivo do trabalho é sistematizar e apresentar dados sobre a evasão no curso e identificar alguns fatores externos e/ou internos relacionados a evasão A pesquisa foi feita no IFPA Campus Bragança, com alunos do curso superior Tecnologia em Agroecologia, nas turmas dos anos 2012 a 2016. Após o levantamento do quantitativo dos discentes evadidos, a pesquisa contou com 52 alunos, dados da Secretaria Acadêmica do Campus e SIGAA, dentre esses, 20 responderam ao questionário. O link do questionário em formato eletrônico foi disponibilizado por meio da ferramenta formulários do google drive e enviado ao e-mail dos evadidos. Desta forma, adquirimos resultados que nos mostraram as possíveis causas da evasão no curso, e como fator preponderante, temos as questões de ordem pessoal, tais como: mudança de cidade, desmotivação por perda familiar e conciliar estudo, trabalho e família. De acordo com os dados encontrados, o curso apresentou mais evasão que permanência dos alunos entre as turmas estudadas, mais de 50% dos alunos ingressantes evadiram. Levando em consideração ao gênero, percebeu-se que o masculino evadiu mais que o feminino, variando entre 35,2% a 88,8% e 38,4% a 57,6%, respectivamente. Concluiu-se que, os fatores pessoais, justifica a elevada taxa de evasão no IFPA Campus Bragança, no curso superior em Agroecologia. Os dados apresentados nesse estudo confirmam a evasão no curso em questão.

Palavras-chave: Fator pessoal. Discentes evadidos. Mercado de trabalho.