Cleide Feitosa da Silva
Graduada em Tecnologia em
Agroecologia, IFPA, cleideefeitosa@gmail
Silvana Gomes dos Santos
Professora no IFPA campus
Bragança, Doutora em Agronomia (Ciências do solo) UFRRJ, silvanagomess@yahoo.com.br
Cleidiane Feitosa da Silva.
Pós-Graduanda em Educação
e Novas Tecnologias, annefeitosa15@gmail.com
Resumo: O estudo aborda a
temática evasão escolar na educação superior, um agravante registrado em todo
território nacional, nos mais diversos níveis e modalidade da educação
brasileira. Esse é um tema objeto de estudo em diversos cursos superiores, com
a finalidade de conhecer os motivos que levam os alunos a evadir. O objetivo do
trabalho é sistematizar e apresentar dados sobre a
evasão no curso e identificar alguns fatores externos e/ou internos
relacionados a evasão A pesquisa foi feita no IFPA Campus Bragança, com
alunos do curso superior Tecnologia em Agroecologia, nas turmas dos anos 2012 a
2016. Após o levantamento do quantitativo dos discentes evadidos, a pesquisa
contou com 52 alunos, dados da Secretaria Acadêmica do Campus e SIGAA, dentre
esses, 20 responderam ao questionário. O link do questionário em formato eletrônico foi disponibilizado por meio da
ferramenta formulários do google drive
e enviado ao e-mail dos evadidos. Desta forma, adquirimos resultados que nos
mostraram as possíveis causas da evasão no curso, e como fator preponderante,
temos as questões de ordem pessoal, tais como: mudança de cidade, desmotivação por perda familiar e conciliar estudo,
trabalho e família. De acordo com os dados
encontrados, o curso apresentou mais evasão que permanência dos alunos entre as
turmas estudadas, mais de 50% dos alunos ingressantes evadiram. Levando
em consideração ao gênero, percebeu-se que o
masculino evadiu mais que o feminino, variando entre 35,2% a 88,8% e
38,4% a 57,6%, respectivamente. Concluiu-se que,
os fatores pessoais, justifica a elevada taxa de evasão no IFPA Campus
Bragança, no curso superior em Agroecologia. Os dados apresentados nesse estudo
confirmam a evasão no curso em questão.
Palavras-chave: Fator pessoal. Discentes evadidos. Mercado de trabalho.