Juliana Nascimento Alves da Silva
Assessora de Comunicação,
bacharel em Publicidade e Propaganda pela UNICAP e especialista em Marketing
pelo MBA USP/ESALQ. E-mail: junascimentu@icloud.com.
Resumo: Este trabalho
se propõe a investigar os pontos de contato e diferenças entre marca comercial
e marca empregadora, utilizando como base o contexto da escassez de talentos do
setor de tecnologia no Brasil. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza
exploratória descritiva, pautada, sobretudo, em fontes bibliográficas e
pesquisas de mercado. O aporte teórico está construído com base no estudo do branding (Aaker, Keller, Machado,
Rowles), do marketing (Kotler) e também do conceito mais recente, o employer branding (Clavery). O
cruzamento das informações colhidas entre as diversas áreas de conhecimento,
associado a dados recentes sobre o cenário de mão de obra insuficiente e
tendências de trabalho, possibilitou a identificação de conceitos e técnicas decorrentes
dos estudos de Comunicação social que podem ser aplicadas pela área de Recursos
Humanos (ou setor responsável) nas estratégias das organizações para atração e
retenção de colaboradores.
Palavras-chave: Employer Branding. Comunicação. Marketing. Tecnologia. Estratégia.