Eliane
Maria Fogliarini Moura
Mestra em
Educação pela UFFS
Profª de
Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Erechim-RS
E-mail:
elimoura21@gmail.com
Laércio
Sponchiado
Mestre em
Educação pela UFFS
Prof. de
História, Sociologia e Filosofia na Rede Estadual de Educação- Erechim-RS
E-mail:
laerciosponchiado@gmail.com
Marilane
Maria Wolff Paim
Doutora
em Educação
Diretora de
pesquisa, pós-graduação e inovação IFC-SC
E-mail:
marilanewp@gmail.com
Resumo: O estudo, A prática pedagógica à luz da
Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, tem por objetivo refletir/dialogar
a partir do livro Pedagogia da Autonomia em três aspectos. São eles:
“Ensinar exige pesquisa”; “Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática” e
“Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando”. O estudo se dá por
meio da pesquisa bibliográfica e do diálogo entre a Professora/orientadora e
seus orientandos do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em
Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Com suas reflexões e ensinamentos, Freire
influenciou e continuará influenciando muitos professores ao longo da
história, com a sua capacidade de problematizar, com os seus ensinamentos comprometidos
com o pensar certo, com a coerência entre o pensar, o sentir e o agir
educativos, com a transformação social, com o seu método de ensinar. É possível
então considerar que para além de um método, Freire deixa uma teoria
educacional que ensina a perceber a educação num sentido amplo, considerando a
totalidade e a complexidade das dimensões política, epistemológica e estética
que a constituem. Entre as conclusões a que se chegou, pode-se destacar que
problematizar, refletir e conhecer o legado de Paulo Freire contribui significativamente
para todos que acreditam que um novo mundo é possível, através de uma educação
emancipadora e democrática.
Palavras Chaves: Autonomia. Pesquisa. Reflexão crítica.