DOI: 10.5281/zenodo.6795875

 

Eliane Maria Fogliarini Moura

Mestra em Educação pela UFFS

Profª de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Erechim-RS

E-mail: elimoura21@gmail.com

 

Laércio Sponchiado

Mestre em Educação pela UFFS

Prof. de História, Sociologia e Filosofia na Rede Estadual de Educação- Erechim-RS

E-mail: laerciosponchiado@gmail.com

 

Marilane Maria Wolff Paim

Doutora em Educação

Diretora de pesquisa, pós-graduação e inovação IFC-SC

E-mail: marilanewp@gmail.com

 

Resumo: O estudo, A prática pedagógica à luz da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, tem por objetivo refletir/dialogar a partir do livro Pedagogia da Autonomia em três aspectos. São eles: “Ensinar exige pes­quisa”; “Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática” e “Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando”. O estudo se dá por meio da pesquisa bibliográfica e do diálogo entre a Professora/orientadora e seus orientandos do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissio­nal em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim.  Com suas reflexões e ensinamentos, Freire influenciou e conti­nuará influenciando muitos professores ao longo da história, com a sua capacidade de problematizar, com os seus ensinamentos compro­metidos com o pensar certo, com a coerência entre o pensar, o sentir e o agir educativos, com a transformação social, com o seu método de ensinar. É possível então considerar que para além de um método, Freire deixa uma teoria educacional que ensina a perceber a educação num sentido amplo, considerando a totalidade e a complexidade das dimensões política, epistemológica e estética que a constituem. Entre as conclusões a que se chegou, pode-se destacar que problematizar, refletir e conhecer o legado de Paulo Freire contribui significativamente para todos que acreditam que um novo mundo é possível, através de uma educação emancipadora e democrática.

Palavras Chaves: Autonomia. Pesquisa. Reflexão crítica.