Lourdes
Gabriela Prevedel
Licenciada em Química e Matemática-
UEMS, ggaabbyy27@gmail.com
Adriana Brito da Silva
Licenciado em Letras - FINAV, adriana_britoms@hotmail.com
Natalie Oliveira dos Santos da Silva
Licenciada
em Pedagogia - Anhanguera, natalieosantos@gmail.com
Natalia Oliveira dos Santos
Licenciada
em Pedagogia - Anhanguera, natalieosantos@gmail.com
Fátima Sueli Vidoto Ricardo
Licenciado em Letras - FINAV/ Licenciada em
Pedagogia - UFMS, fatima.vidoto@hotmail.com
Kelly Aparecida da Silva
Licenciada
em pedagogia – FINAV, kelly_paulino@live.com
Débora Gabriele Bortolanza e Santos
Licenciada em Pedagogia – UNIGRAN, deborabortolanza@hotmail.com
Keila Priscila Silva
Licenciada em Pedagogia – Anhanguera /Licenciada em
Matemática UNIJALES, keila.priscilafermino@gmail.com
Alessandra Amancio dos Santos Pereira
Licenciada
em Letras - FINAV, alessandraamanciodossantos@hotmail.com
Michele Ramos Marçal
Licenciada em Pedagogia – Anhanguera, michele_marcal@hotmail.com
RESUMO
O
presente artigo teve como objetivo discorrer dos avanços das discussões sobre o
acesso dos alunos com necessidades especiais na escola regular. Sabe-se que,
pessoas com necessidades especiais todos são amparados por leis que lhes dão o
direito ao acesso ao ensino regular, no entanto, ainda se torna necessário
questionar como o acesso dessa clientela tão peculiar interfere nas práticas
pedagógicas. A metodologia adotada foi exploratória e bibliográfica para
pudesse ampliar o conhecimento sobre a temática proposta, os autores
referenciados foram Aranha (2005) e Sassaki (2006) ambos, desenvolveram
pesquisa na perspectiva da inclusão escolar. Para que a inclusão seja uma
realidade, será necessário rever uma série de barreiras, além da política e
práticas pedagógicas e dos processos de avaliação. É necessário conhecer o
desenvolvimento humano e suas relações com o processo de ensino aprendizagem,
levando em conta como se dá este processo para cada aluno. Devemos utilizar
novas tecnologias e investir em capacitação, atualização, sensibilização,
envolvendo toda comunidade escolar. Dessa forma, espera-se que possa contribuir
para reflexão que todas as mudanças anteriormente ocorridas nos possam ter
preparados para atender essa clientela com responsabilidade e afetividade, e
assim, proporcionando um ensino de qualidade.
Palavras chave: Alunos; Inclusão Escolar; Práticas Pedagógicas.