Adriana Augusta de Oliveira
Professora
e supervisora escolar na educação básica, graduada em Letras, pós-graduada em
Língua portuguesa; Supervisão e inspeção; Psicopedagogia clínica e
institucional e pós-graduanda em Docência com ênfase na educação básica.
Helena Andrade Campos
Professora
e supervisora escolar na educação básica, graduada em Letras e Pedagogia, pós-
graduada em Texto e produção de sentido; Supervisão escolar; Inspeção escolar;
Educação empreendedora e pós-graduanda em Docência com ênfase na educação
básica.
Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana
Professor
efetivo do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFMG Campus Avançado
Arcos e coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG -
Arcos; graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo CEFET-MG; mestre em
Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto e doutorando em
Química pela Universidade Federal de Viçosa, por meio do Programa de
Pós-Graduação Multicêntrico.
Resumo: Este artigo apresenta
os resultados de uma pesquisa de campo, realizada com os professores de
instituições pública e privada do ensino de Educação Infantil, sobre a
importância do professor de apoio para o desenvolvimento do aluno com
transtorno de espectro autista (TEA) na educação infantil no processo de
ensino- aprendizagem. Como referencial teórico foram abordados os trabalhos de
Mousinho (2010) e Kanner (1943) que discutem, entre outros aspectos diferentes
formas de como o professor pode trabalhar de maneira a desenvolver as
habilidades dos alunos com TEA na Educação Infantil de modo que o aluno possa
ter autonomia e se desenvolver ao longo de sua vida, pois além de apoio é
necessário que haja um olhar singular a fim de que a inclusão realmente aconteça,
principalmente no âmbito escolar. A metodologia foi por meio de um questionário
pelo Google forms, composto por 12
questões relacionadas ao tema. Em linhas gerais, a pesquisa constatou que o
professor de apoio é essencial neste processo, juntamente com o professor
regente e toda a equipe pedagógica.
Palavras-chave: Professor de apoio, regente, aluno, TEA.