Jovino Pizzi
Professor do Programa de
Pós-Graduação em Filosofia e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal
de Pelotas - UFPel, Coordenador do Observatório de Patologias Sociais
CAPES/PRINT-UFPel. Graduação em Filosofia e em Comunicação Social – Jornalismo. Mestre em
Filosofia (PUCRGS, 1992) e Doutor em Ética y Democracia pela UJI (Espanha,
2002), e-mail: jovino.piz@gmail.com
Richéle Timm dos Passos da Silva
Professora do Departamento de
Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de
Pelotas - FaE/UFPel. Graduação em Pedagogia pela UFPel. Especialização em
Psicopedagogia pela FASIPE. Mestre em Educação pela UFRGS (2013) e Doutoranda
em Educação, PPGE-UFPel, e-mail: richelertps@gmail.com
Resumo: A descrição da
educação superior brasileira apresenta modelos históricos. Na esteira de
concepções religiosas ou liberais, existe uma alternância de políticas e
práticas pedagógicas em vistas a consolidar uma educação plural, social,
democrática e laica. No entanto, o olhar epistemológico frente ao atual momento
sócio histórico exige um aprofundamento mais detalhado, tarefa um tanto
complicada. Por isso, o desenho e, inclusive, a propositura de alternativas
também sofre desse déficit de compreensão. A fim de contribuir para o estudo, o
texto se atém aos programas Prouni e Reuni, os quais delinearam políticas que
proporcionaram o acesso e, de certa forma, a democratização da educação
superior. Embora louvável seu alcance numérico, suas limitações realçam o
aspecto democrático para, deste modo, contemplar os déficits educacionais do
povo brasileiro. Como alternativa, o texto aponta para a noção de uma
triangularidade entre as matizes dos povos brasileiro, no reconhecimento à
diferença e, ainda, pela compreensão de “filosofares” diferenciados. Após quase
20 anos da obrigatoriedade do ensino da história e cultura étnico-raciais, a
nova geoculturalidade possibilita a conexão dos mundos de vida a partir da
convivialidade hospitaleira.
Palavras-chave: História. Educação Superior. Epistemologia Triangular.