Nathália Saidelles Cunha
Aluna do curso de
Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana. Bolsista Probic-UFN.
E-mail: nathaliasaidellescunha@yahoo.com.br
Graziela Frainer Knoll
Doutora em Linguística. Professora
do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana. E-mail:
grazifk@yahoo.com.br
Taís Steffenello Ghisleni
Doutora em Comunicação.
Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana.
E-mail: taisghisleni@yahoo.com.br
Resumo: A educomunicação é
entendida como um paradigma norteador da prática socioeducativa-comunicacional
que tem o objetivo de criar e fortalecer um ecossistema comunicacional aberto e
democrático nos espaços educacionais. Inserido nesta temática, o presente
artigo tem como finalidade realizar uma análise histórica da educomunicação e
seu surgimento no Brasil, além de estudar o uso dos recursos da educomunicação
e das TICs, para verificar de que maneira estão sendo inseridos no ensino, por meio
de fanzines, podcasts, quadrinhos e memes.
A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória e os resultados da
pesquisa mostram que a educomunicação vem sendo usada em sala de aula de forma
positiva e tem auxiliado professores a transmitir conhecimento de forma mais
motivadora e interessante, se tornando mais eficaz.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Fanzine. Podcast. Quadrinhos. Meme.