William Uhlmann
Curso de medicina,
Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil –
william.uhlmann@acad.ufsm.br
Stéfany Giacomello Piccinin
Curso de fisioterapia,
Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil –
stefanypiccinin0606@gmail.com
César Augusto Neumann Ribeiro
Curso de medicina,
Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil –
cesar.neumann@acad.ufsm.br
Helena Bohnen
Curso de medicina,
Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil –
helena.bohnen@acad.ufsm.br
Thais Carneiro Costa
Doutoranda, Universidade
de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Resumo: Além
da base teórica e prática inerente ao exercício da atividade, o profissional da
saúde deve dominar conceitos que não estão associados diretamente ao contato
com o paciente. Habilidade em planejamento, gestão de pessoas, administração e
até mesmo vendas fazem parte dos artefatos para o trabalhador em um mercado de
constante mudança. Dentro desse contexto, o movimento de empresas juniores
(MEJ), assim como em outras áreas, busca desenvolver as competências ainda
dentro do ambiente acadêmico, antecipando a curva de aprendizagem que
invariavelmente será vivenciada. Por meio deste trabalho, tem-se como objetivo
avaliar o contexto histórico e social em que o MEJ atua em associação ao
mercado da saúde, descrevendo seu impacto.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Saúde. Empresas Juniores.