Franciele Fátima Marques
Doutora
em Educação pela Universidade de Passo Fundo - RS, com estágio doutoral
sanduíche em Filosofia, pela Universidade do Minho - Braga/PT. Professora do
Sistema Público Municipal de Ensino e do Departamento de Ciências Humanas da
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Erechim – RS).
E-mail: francielemarques@hotmail.com
Taíse Morgana Presotto
Graduada
em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
– Campus Erechim. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul
– Campus Erechim. E-mail: taisemorgana@gmail.com
Adriana Salete Loss
Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação
da Universidade de Lisboa. Professora adjunta da Universidade Federal da
Fronteira Sul – UFFS/campus Erechim. E-mail: adriloss@uffs.edu.br
RESUMO
O presente
artigo tem como tema central as políticas públicas educacionais, enfatizando a
Política do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O
objetivo é contextualizar e elencar aspectos relevantes sobre a implementação
do PNAIC, constatando as contribuições que ela pôde trazer para o processo
formativo de professores alfabetizadores. A metodologia utilizada parte de uma
abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, salientando-se os conceitos
envolvidos na temática deste estudo. Os resultados evidenciam que a Política do
PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa teve grande relevância para a
consolidação de uma práxis pedagógica mais reflexiva, trazendo resultados
positivos no que se refere à consolidação com êxito dos processos de
alfabetização nos espaços escolares. Os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental passaram a ser vistos como protagonistas de sua própria
aprendizagem, que foi sendo construída de forma prazerosa, por meio das
sugestões que os cadernos de formação traziam, das trocas de experiências entre
colegas de profissão e pelo estudo de teóricos sobre o tema central desta
política.
Palavras-chave:
Políticas Públicas. Formação de Professores. PACTO Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa - PNAIC.