Marina Rodrigues Bertoni
Doutoranda
em Educação Física e Desporto na Universidade Lusófona de Lisboa.
bertoni.marina@hotmail.com
Ângela
Pereira Teixeira Victoria Palma
Docente na Universidade Estadual de Londrina.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. angpalma@uel.br
Resumo: Este artigo é fruto das inquietações decorrentes dos fatores
que podem contribuir para uma atuação docente significativa. A literatura
indica que é necessário ao professor saberes próprios da docência articulados
com uma consciência responsável de aprender a aprender, bem como ensinar a
aprender, por meio de uma intervenção dialógica, emancipatória e humanizadora.
Às Instituições de Ensino Superior cabe proporcionar, por meio do Projeto
Pedagógico, uma formação inicial de professores com aportes teóricos que
oriente o graduando-professor sobre os objetivos da profissão, tendo como
princípio a formação na, para e da práxis, a partir de um posicionamento ético, político e autônomo
que ultrapassa o domínio do conhecimento puramente técnico-instrumental. Diante
disso, questiona-se como a formação no Ensino Superior se responsabiliza neste
processo? Esta pesquisa objetivou discorrer a história de como se desenvolveu e
qual era a finalidade na qual a formação no Ensino Superior se estruturou. Para
tal, o procedimento metodológico delineou-se a partir de um estudo qualitativo
de cunho bibliográfico, pois utilizou-se da contribuição de autores
reconhecidos no tema envolto da constituição das Licenciaturas, dos saberes
docentes e conceito e implicações da estrutura curricular na formação de
professores dando subsídio teórico à investigação de elementos constitutivos
para a consolidação da docência. Com este estudo, admite-se que a Proposta
Curricular deve preconizar um ensino de modo dinâmico e dialógico, na qual a articulação
realizada pelo programa das disciplinas promove que os professores em formação
inicial sintam-se e tornem-se agentes da (re)construção e (re)significação de
um conhecimento prévio (senso comum) que passa por interferência e influência
econômica, cultural e social, ampliando para saberes específicos do cotidiano
da docência a partir da cientificidade do meio acadêmico, possibilitando a
transposição para a futura atuação docente, podendo torná-la significativa.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores.
Atuação Docente. Currículo.