DOI: 10.5281/zenodo.6615236

 

Marina Rodrigues Bertoni

Doutoranda em Educação Física e Desporto na Universidade Lusófona de Lisboa. bertoni.marina@hotmail.com

 

 Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma

Docente na Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. angpalma@uel.br

 

Resumo: Este artigo é fruto das inquietações decorrentes dos fatores que podem contribuir para uma atuação docente significativa. A literatura indica que é necessário ao professor saberes próprios da docência articulados com uma consciência responsável de aprender a aprender, bem como ensinar a aprender, por meio de uma intervenção dialógica, emancipatória e humanizadora. Às Instituições de Ensino Superior cabe proporcionar, por meio do Projeto Pedagógico, uma formação inicial de professores com aportes teóricos que oriente o graduando-professor sobre os objetivos da profissão, tendo como princípio a formação na, para e da práxis, a partir de um posicionamento ético, político e autônomo que ultrapassa o domínio do conhecimento puramente técnico-instrumental. Diante disso, questiona-se como a formação no Ensino Superior se responsabiliza neste processo? Esta pesquisa objetivou discorrer a história de como se desenvolveu e qual era a finalidade na qual a formação no Ensino Superior se estruturou. Para tal, o procedimento metodológico delineou-se a partir de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico, pois utilizou-se da contribuição de autores reconhecidos no tema envolto da constituição das Licenciaturas, dos saberes docentes e conceito e implicações da estrutura curricular na formação de professores dando subsídio teórico à investigação de elementos constitutivos para a consolidação da docência. Com este estudo, admite-se que a Proposta Curricular deve preconizar um ensino de modo dinâmico e dialógico, na qual a articulação realizada pelo programa das disciplinas promove que os professores em formação inicial sintam-se e tornem-se agentes da (re)construção e (re)significação de um conhecimento prévio (senso comum) que passa por interferência e influência econômica, cultural e social, ampliando para saberes específicos do cotidiano da docência a partir da cientificidade do meio acadêmico, possibilitando a transposição para a futura atuação docente, podendo torná-la significativa.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Atuação Docente. Currículo.