DOI: 10.5281/zenodo.6615223

 

Adriana Salete Loss[1]

Doutora em Educação. Pós Doutora em Educação no IE/ULisboa, com financiamento CAPES. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade – GRUPEPU. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Emocional – GRUPEE

 

Eliane Maria Fogliarini Moura[2]

Mestra em Educação pela UFFS. Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Erechim-RS

 

Scheila Andretta Rossatto[3]

Mestra em Educação pela UFFS. Professora de matemática e física na rede particular de ensino em Erechim-RS.

 



[1] Doutora em Educação. Pós-doutorado no exterior. E-mail: adriloss@uffs.edu.br

[2] Mestra em Educação. E-mail: elimoura21@gmail.com

[3] Mestranda em Educação. E-mail: scheilar@yahoo.com.br

Resumo: O artigo “Ação docente em sala de aula: Da Pedagogia Monocultural à Pedagogia Intercultural” é oriundo das discussões da disciplina “Didática e Metodologias de Ensino”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, no período de março a maio de 2019, que tem como objetivo refletir sobre a ação docente a partir dos fundamentos da Didática Fundamental e Intercultural de Candau (1999; 2000),  da Pedagogia Problematizadora de Paulo Freire (1987) e da contribuição dos estudos de outros (as) autores (as). Assim, o estudo se dá por meio da pesquisa bibliográfica e da descrição dos registros constituídos durante os encontros da disciplina na UFFS. A análise dos conteúdos emergentes referente ao tema constituiu-se com base na hermenêutica. O estudo revela a necessidade do desenvolvimento nas escolas da ação docente com base nos fundamentos da Pedagogia Problematizadora e da Pedagogia Intercultural, da abertura ao diálogo na diversidade e nas diferenças dos etnoconhecimentos e etnosaberes. Os desafios instalados com uma proposta de educação intercultural, que considere as especificidades dos contextos onde se instaura o processo de ensino e aprendizagem, retratam a importância de uma formação que capacite os profissionais a conduzir sua prática de forma a atender as diversas culturas que permeiam o espaço escola.

Palavras-chave: Ação docente. Educação. Pedagogia Monocultural. Pedagogia Intercultural. Sala de aula.