Adriana Salete Loss[1]
Doutora em Educação.
Pós Doutora em Educação no IE/ULisboa, com
financiamento CAPES. Coordenadora do
Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade – GRUPEPU. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Emocional –
GRUPEE
Eliane Maria
Fogliarini Moura[2]
Mestra em
Educação pela UFFS. Professora
de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de
Erechim-RS
Scheila
Andretta Rossatto[3]
Mestra em Educação pela UFFS. Professora
de matemática e física na rede particular de ensino em Erechim-RS.
[1] Doutora em Educação.
Pós-doutorado no exterior. E-mail: adriloss@uffs.edu.br
[2] Mestra em Educação. E-mail: elimoura21@gmail.com
[3] Mestranda em Educação. E-mail: scheilar@yahoo.com.br
Resumo: O artigo “Ação docente em sala de aula: Da Pedagogia Monocultural à Pedagogia
Intercultural” é oriundo das discussões da disciplina “Didática e Metodologias
de Ensino”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação
(PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim, no período de março a maio de 2019, que tem como
objetivo refletir sobre a ação docente a partir dos fundamentos da Didática
Fundamental e Intercultural de Candau (1999; 2000), da Pedagogia Problematizadora de Paulo Freire
(1987) e da contribuição dos estudos de outros (as) autores (as). Assim, o
estudo se dá por meio da pesquisa bibliográfica e da descrição dos registros
constituídos durante os encontros da disciplina na UFFS. A análise dos
conteúdos emergentes referente ao tema constituiu-se com base na hermenêutica.
O estudo revela a necessidade do desenvolvimento nas escolas da ação docente
com base nos fundamentos da Pedagogia Problematizadora e da Pedagogia
Intercultural, da abertura ao diálogo na diversidade e nas diferenças dos
etnoconhecimentos e etnosaberes. Os desafios instalados com
uma proposta de educação intercultural, que considere as especificidades dos
contextos onde se instaura o processo de ensino e aprendizagem, retratam a
importância de uma formação que capacite os profissionais a conduzir sua
prática de forma a atender as diversas culturas que permeiam o espaço escola.
Palavras-chave: Ação docente. Educação. Pedagogia
Monocultural. Pedagogia Intercultural. Sala de aula.