Marina
Rodrigues Bertoni
Doutoranda em Educação Física e
Desporto (ULHT - Lisboa)
Mestra em Educação (UEL)
Graduação em Educação Física - Licenciatura
(UEL)
bertoni.marina@hotmail.com
Ângela
Pereira Teixeira Victoria Palma
Docente na Universidade Estadual de
Londrina
Doutora em Educação (Unicamp)
Mestrado em Educação (Metodista de Piracicaba)
Graduação em Educação Física (UEL)
angpalma@uel.br
Resumo: De que forma a sala de aula do stricto sensu auxilia na construção do
conhecimento profissional docente? Pode-se afirmar que os programas de
pós-graduação vinculados ao mestrado e ao doutorado têm como característica
predominante a produção científica. Admitindo que os estudos/ resultados
obtidos em uma produção científica pode e dever contribuir de alguma forma com
o meio na qual o estudo realizou-se e, contraditoriamente, infere-se a
existência de uma certa lacuna no como estes estudos têm chegado à sociedade,
ou mesmo, de que forma têm contribuído para com o compromisso social que as
universidades têm com o meio em que estão inseridas. O objetivo deste artigo
foi trazer à tona a compreensão sobre o como os programas de pós-graduação
foram implementados, para assim, refletirmos sobre a preparação/ formação, em
todos os aspectos, do futuro professor universitário. Talvez aqui, tenhamos
levantado mais questionamentos do que respondido às inquietações sobre o tema. Porém,
considera-se que será uma conquista significativa se trouxermos para reflexão a
postura e a responsabilidade dos programas de pós-graduação com a formação e
preparação daqueles que serão responsáveis pela formação de outros tantos
futuros docentes universitários. Afinal, para que serve uma sala de aula de stricto sensu focada, especificamente em
formação docente?
Palavras-chave: Formação docente. Stricto Sensu. Construção profissional.