DOI: 10.5281/zenodo.6551836

 

 Petterson Sousa

  Graduando do curso de licenciatura em Artes Visuais/ UNIVASF. E-mail: Pettersonsousa87@gmail.com


 

Resumo

Com o propósito de promover conhecimento sobre à manifestação artística do Grafite e proporcionar a transmissão dos conceitos e poéticas que o envolve.  Foram promovidas oficinas na cidade de Petrolina PE, escola Joaquim André, bairro José e Maria em um período de 5 meses para jovens de 12 a 29 anos.  Fundamentando-me na pedagogia histórico crítica e cultural, analiso o desenvolvimento dos estudantes quando lhes apresentado um conhecimento especifico, aqui, técnicas de como elaborar pinturas em paredes e de como pensar esse processo artístico. O conhecimento da história da arte é passado em forma de processos criativos. Foi de principal busca, o pensamento coletivo, onde, um pudesse contribuir com o outro, assim, se dispondo em colocar-se no lugar do amigo, compartilhando suas vivências e respeitando as diferenças, transformando um mundo de distanciamento social com coletividade e respeito.

Palavra-chave: Arte. Pedagogia histórico crítica. Criatividade. Conhecimento.